Professora Selma destaca importância do Dia Nacional da Luta das Pessoas com DeficiênciaProfessora Selma destaca importância do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência21/09/2017 – O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, foi alvo do discurso da vereadora Professora Selma (PMDB), no plenário da Câmara. Em pronunciamento na última segunda-feira (18), a vereadora ressaltou a importância da data, instituída pela lei 11.133/2005.

Segundo Professora, a data é comemorada desde 1832, e coincide com o início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. “Esse fenômeno representa nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência”, lembrou. A vereadora ressalta a importância da integração destes cidadãos na sociedade.

“A pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento a longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial”, explicou Professora Selma, complementando que existem barreiras que, frequentemente, “podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

“O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu para garantir a integração destas pessoas na sociedade, de maneira igualitária e sem preconceitos”, afirmou Professora Selma. A vereadora lembrou que as deficiências podem atingir diferentes níveis, e se classificam em quatro tipos: auditiva, física, visual e mental.

SAÚDE: Professora Selma agradeceu a secretária de Saúde, Neiri Ângela Tonin Passos, por ter viabilizado o deslocamento de médico para atender grávidas no posto do Jardim Alvorada. De acordo com a vereadora, antes, as moradoras da região do fundo do Jardim Paulista e do Jardim Colina precisavam se deslocar até a Policlínica, no centro.

EDUCAÇÃO: A vereadora parabenizou a equipe gestora e os “alunos brilhantes que estão fazendo história junto a EPTV”, como semifinalistas do Projeto EPTV na Escola. Os alunos são das escolas: “José Luiz Gomes Carneiro”, do Jd. Moreira, “Profº. Fauze Calil Canfur”, do Jd. Capuavinha “San Remo”, do Jd. San Remo e “Vista Alegre”, do Jd. Vista Alegre.