Vereadores aprovam projeto que cria a Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos

Vereadores aprovam projeto que cria a Semana de Prevenção de Acidentes DomésticosVereadores aprovam projeto que cria a Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos03/10/2017 - A Câmara aprovou na sessão desta segunda-feira (2), por unanimidade dentre os presentes, o projeto de lei 126/2017, que institui a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos. A iniciativa é de autoria do presidente da Casa, vereador Waltinho Assis (PDT), e visa conscientizar a população sobre a importância da segurança no ambiente familiar, “com o objetivo de reduzir o número de acidentes e atenuar suas gravidades”.


“Os riscos são para todos os moradores, que num descuido ou outro podem sofrer imprevistos que podem durar por toda a vida”, afirma Waltinho, na justificativa do projeto de lei. “A divulgação de informações sobre os riscos mais comuns e a conscientização sobre os riscos que muitos não desconfiam estarem presentes em nossa rotina é uma ferramenta de vital importância na diminuição dos acidentes, alguns tão graves que podem levar à morte”, afirma o documento.


Além das crianças - que comumente sofrem acidentes com líquidos quentes, fiação elétrica, fogo, botijão de gás, instrumentos cortantes e medicamentos - a atenção “também deve ser estendida aos idosos”, afirma o vereador. “Um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do país ocorre com pessoas acima dos 60 anos [...] Cerca de 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura”, afirma.


A Semana “poderá abranger amplamente a sociedade em geral, unidades básicas de saúde, escolas, creches, hospitais e demais espaços de convivência comunitária”. A expectativa é que eventos de conscientização contemplem ações como a divulgação dos principais fatores causadores de acidentes domésticos, o combate à negligência e instruções relativas a substâncias e seres potencialmente perigosos, como animais peçonhentos, plantas tóxicas etc.
O projeto de lei aprovado prevê que as atividades educativas serão realizadas anualmente no mês de outubro, compreendendo palestras com voluntários especialistas e atividades voltadas para a propagação de cuidados que devem ser tomados na prevenção dos acidentes domésticos, além de esclarecimentos sobre os primeiros procedimentos recomendados para atenuar danos decorrentes. O documento segue agora para sanção do prefeito Thiago Assis (PMDB).

Foto Lado a Lado