Projeto do Executivo que cria Programa Municipal de Segurança Comunitária é aprovado pela Câmara

17/10/2017 - Na sessão desta segunda-feira (16), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei 149/2017, de autoria do Poder Executivo. A iniciativa cria o "Projeto Comunidade Vigilante", programa municipal de segurança comunitária que visa reduzir os indicadores criminais e aumentar a sensação de segurança.

De acordo com a propositura, o "Projeto Comunidade Vigilante" pretende "promover a integração da comunidade com as instituições de segurança atuantes no município, buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser ferramenta facilitadora do policiamento preventivo, eficiente e eficaz".

Dentre as atividades previstas estão a realização de reuniões de mobilização com a comunidade, assim como palestras de prevenção, conscientização e capacitação sobre a temática da segurança pública, além da criação de uma "rede de informações" que leve em consideração as características peculiares de residências e estabelecimentos comerciais.

"Gostaria de dar parabéns ao prefeito Thiago [Assis - PMDB] e ao secretário de segurança [Adelício Paranhos], por esse projeto", afirmou o presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT). "É mais uma arma para acabar ou pelo menos diminuir a criminalidade", ressaltou, enfatizando o potencial do projeto, que permitirá com que "a população também ajude no combate ao crime".

Veja a lista dos projetos apreciados da 34ª sessão ordinária no Boletim de Votação

Fotos:

597Vista geral do plenário e da sala das sessões  O projeto do Executivo prevê programa de segurança comunitáriaO projeto do Executivo prevê programa de segurança comunitária