Palestra com Eduardo Suplicy aborda o programa “renda básica de cidadania”, na Câmara

palestra eduardosuplicy 24.11 1Eduardo Suplicy durante palestra na Câmara, junto com vereadores e secretários municipais27/11/2017 - Eduardo Suplicy, que atualmente ocupa o cargo de vereador, em São Paulo, esteve presente na Câmara, na última sexta-feira (24), para ministrar a palestra "Renda Básica de Cidadania: instrumento de política pública e construção de justiça". O evento foi organizado pelo vereador Fiuza (PT), e contou com a participação do presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT); dos vereadores Dila (PMDB), Eduardo Bispo (PSDB), Jesus Lopes (PR), Neide da Especialidade (PMDB) e Vanderlei Soares (PMDB); dos secretários municipais Adelício Paranhos (Segurança Pública) e Vilson Amaral (Obras); e da diretora de Desenvolvimento Econômico e Social, Sandra Medeiros. O plenário da Câmara esteve lotado.

A palestra abordou  a temática instituída pela Lei Federal 10835/2004. De acordo com a lei, a renda básica de cidadania (RBC) consiste “no direito de todos os brasileiros residentes no país e estrangeiros residentes há pelo menos 5 anos, não importando sua condição socioeconômica, receberem, anualmente, um benefício monetário”. A norma, que se baseia em experiências internacionais, ainda precisa ser regulamentada.

Durante o evento, Suplicy fez um panorama histórico da lei, oriunda de um projeto de sua autoria, enquanto senador. Para o palestrante, a instituição de uma renda básica de cidadania - tal qual ocorre no Estado do Alasca, nos Estados Unidos, e que recentemente foi implementada no município de Maricá-RJ - tem relação direta com a “justiça social”. “É um direito inalienável de todos participar da riqueza comum da nossa nação”, disse, durante o evento. palestra eduardosuplicy 24.11 3Renda básica de cidadania foi o tema da palestra de Eduardo Suplicy, realizada na última sexta-feira (24)

O vereador afirmou que uma das grandes vantagens da renda básica de cidadania consiste na “garantia da dignidade e liberdade real do ser humano”, e que a sua implementação “auxiliaria na garantia da criação de instrumentos que levem à justiça e, consequentemente, à paz”. Suplicy também sugeriu que a sociedade encaminhe cartas aos políticos manifestando apoio à RBC, para que a norma possa efetivamente ser colocada em prática.

Em entrevista à Rádio Prima, minutos antes da palestra, o presidente Waltinho e o vereador Fiuza destacaram a importância da presença do ex-senador da República na Câmara. “Queremos uma Monte Mor, um Estado de São Paulo, um Brasil, onde todas as pessoas se sintam com o direito a ter voz, a ter vez, a poder influenciar as decisões de cada vereador, do prefeito, do governador, do presidente da República”, afirmou Suplicy, também durante entrevista à emissora de rádio.

Eduardo Matarazzo Suplicy é professor universitário, economista e administrador de empresas. Foi deputado estadual, senador por 3 mandatos e secretário dos Direitos Humanos de São Paulo. Atualmente, exerce pela segunda vez o mandato de vereador, na capital paulista.

Galeria de imagens:

Palestra "Renda Básica de Cidadania: instrumen...
Palestra
Palestra "Renda Básica de Cidadania: instrumen...
Palestra
Palestra "Renda Básica de Cidadania: instrumen...
Palestra
Palestra "Renda Básica de Cidadania: instrumen...
Palestra
Palestra "Renda Básica de Cidadania: instrumen...
Palestra
Palestra "Renda Básica de Cidadania: instrumen...
Palestra

(*Atualizada em 28/11, com inserção de Galeria de Imagens)

Foto Lado a Lado