“É uma causa de saúde pública, de interesse de todos”, diz Eduardo Bispo, sobre casos de raiva animal

EduardoBispo 05.02.2018 2Para Bispo, casos de raiva animal dependem da atuação conjunta da sociedade08/02/2018 - O vereador Eduardo Bispo (PSDB) considera que os recentes casos de raiva animal registrados no município dependem da atuação conjunta da sociedade. Para o vereador, a prefeitura deve realizar campanhas de vacinação; o Estado deve investir no controle dos morcegos transmissores da doença; e os proprietários de animais precisam fazer a devida notificação dos casos, ao setor de Zoonoses do município.

O comentário foi feito durante a primeira sessão ordinária do ano, na última segunda-feira (5). “É uma causa de saúde pública. É de interesse de todos”, destacou o vereador. Segundo Bispo, já foram registrados cerca de cem casos de raiva animal em Monte Mor. “O vírus da raiva mata. Então temos que ficar todos atentos”, defendeu.

No pronunciamento, Bispo também comentou que no dia 1º de fevereiro esteve no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), em Campinas, na companhia do vereador Danilo Jacob e do morador Paulo Milani. Na oportunidade, entregaram um ofício ao diretor da unidade, Vicente Godoy, pedindo auxílio no controle dos morcegos, e foram informados de que uma equipe seria enviada ao município, o que ocorreu na segunda-feira (5).

Aliado à captura dos morcegos transmissores da doença, que está sendo realizada pela equipe do EDA, nesta semana, Bispo também defendeu uma participação do Executivo municipal, através do posterior acompanhamento dos pontos de abrigos dos morcegos. “Só assim vamos combatê-los de vez”, finalizou o vereador.

REIVINDICAÇÕES

Aproveitando a presença do secretário Miguel Padilha (Meio Ambiente), que estava na Câmara assistindo à sessão, Bispo voltou a solicitar a limpeza e manutenção da passarela que liga os bairros Jardim Progresso e Jardim Capuavinha. E também agradeceu ao secretário pelo atendimento a alguns pedidos de limpeza e retirada de entulhos realizados pelo seu gabinete, como o ocorrido na escola municipal Maria Tonin.

Bispo também pediu ao secretário de Obras, Vilson Amaral, que providencie melhorias nas avenidas Luiz Gonzaga do Nascimento, no Jardim Paulista, e João Paulo II, no São Clemente. Segundo Bispo, trata-se de “pontos onde não é possível transitar, quando chove”. O vereador também voltou a reivindicar a instalação de um banco no ponto de ônibus localizado nas proximidades do posto de saúde do Jardim Progresso, antigo pedido dos moradores do bairro; além da manutenção nos bairros São Clemente, Campos de Monte Mor e Jardim Paulista. De acordo com o vereador, moradores reclamam de buracos nas vias.