Pastor Elias reivindica melhorias no abastecimento de água em escola da zona rural

PastorElias 26.03.2018 3Pastor Elias solicita que a Secretaria de Obras analise a viabilidade de instalação de um poço artesiano29/03/2018 - O vereador Pastor Elias (PMDB) solicita que a Secretaria de Obras analise a viabilidade de instalação de um poço artesiano, para abastecer a Escola Municipal Pedro Trasferetti. Em discurso na Câmara, nesta segunda-feira (26), o parlamentar afirmou que a escola não pode sequer fazer uma horta comunitária, por falta de água.

Segundo Pastor Elias, uma empresa terceirizada abastece a escola - que fica localizada na zona rural, no Córrego Azul - duas vezes por semana, já que o local não possui poço artesiano e nem atendimento da Sabesp. O colégio é de tempo integral, e atende 70 crianças. “É um primor de escola, mas que não tem água encanada”, destacou o vereador.

No pronunciamento, o vereador afirmou que uma indicação de sua autoria, relacionada ao assunto, será lida em plenário na próxima semana. Ressaltou, entretanto, que o vereador Zé Fernandes (PSDB) já havia notificado a secretaria de Obras sobre este assunto, há um ano. “Gostaríamos de saber se a secretaria está disposta a resolver o problema da escola”, disse.

Em comentário, Zé Fernandes disse que visitou a Escola Municipal Pedro Trasferetti. “Se medir o PH da água, parece que não está adequada para consumo”, disse. Já Marcos da Farmácia (PSD) afirmou que há regiões em que os lençóis de água não possuem condições para consumo, impossibilitando a instalação de poços artesianos.

JARDIM MOREIRA

Pastor Elias também comentou que foi realizada a dedetização da escola do Jardim Moreira, onde, na semana passada, havia sido constatada a incidência de escorpiões e baratas. O vereador reclamou, entretanto, que cobras começam a surgir no local. Jesus Lopes (PR) afirmou que a prefeitura começou a fazer a limpeza no bairro, para resolver o problema.

Waltinho Assis (PDT) disse que a diretora da escola não teria conversado com Pastor Elias da forma como foi relatado em seu discurso, na semana passada; e elogiou a secretária de Saúde. Em resposta, o vereador reafirmou a reunião ocorrida - ocasião na qual a mesma apresentou ofícios e acompanhou a realização de fotografias, que comprovaram a incidência de escorpiões.

IDEIA LEGISLATIVA

Pastor Elias também fez uma sugestão de projeto de lei. Para o parlamentar, as horas-extras e licenças prêmio que não tenham sido pagas pela prefeitura, originando banco de horas, poderiam ser utilizadas pelos servidores, para a quitação de impostos municipais, como IPTU e ISS. O vereador sugeriu que o Executivo analise esta viabilidade.