Combate à violência doméstica: Câmara entrega moção de aplausos ao Programa Patrulha Maria da Penha

04/04/2018 - No sábado (24 de março), a Câmara de Monte Mor sediou a sessão solene em comemoração ao aniversário da emancipação político-administrativa do município, que completou 147 anos. Autoridades do Executivo e do Legislativo estiveram presentes, assim como integrantes do Programa Patrulha Maria da Penha - que foram homenageados na sessão - e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Capivari, Pedro Ricardo Boareto.

A homenagem à Patrulha Maria da Penha, agraciada com a moção de parabenização 3/2018, é uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT). A moção é assinada por todos os vereadores da Casa. Implantado em janeiro, a Patrulha é um programa da Guarda Civil Municipal (GCM) de Monte Mor que tem o objetivo de proteger as mulheres em situação de violência doméstica, através da atuação preventiva e comunitária da GCM.

DanielaEleutério 24.03.2018Daniela Eleutério, coordenadora da Patrulha Maria da PenhaO prefeito Thiago Assis (PMDB), o vice-prefeito Rogério Maluf, o secretário de segurança pública Adelício Paranhos, assim como integrantes da GCM e outras autoridades, estiveram presentes. Em discurso, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Daniela Eleutério de Lima, destacou a excelência do trabalho. “Esse serviço é diferenciado, humanizado, totalmente em volta da mulher. Quando o agressor agride uma mulher, ele agride uma família inteira”, disse.

Durante pronunciamento, o presidente da OAB de Capivari, Pedro Ricardo Boareto, também parabenizou a cidade pelo aniversário, e comentou o atual momento político. “Precisamos sim, sempre, obedecer o devido processo legal. Não podemos jamais acusar alguém ou julgar alguém sem o devido processo legal”, disse o advogado, ressaltando que a atual crise, que é política e financeira, faz com que ocorra uma condenação da classe política.

O presidente da Câmara, Waltinho Assis, defendeu a união de forças para “conquistar ainda mais melhorias e, consequentemente, qualidade de vida para a população”. Destacou as importantes transformações ocorridas no município, nos últimos anos; e parabenizou a Patrulha Maria da Penha, ressaltando que se trata de uma importante ferramenta na coibição da violência doméstica. Waltinho lembrou que o modelo tem sido, inclusive, adotado por outras cidades.

Felicitando a cidade pelos seus 147 anos, o prefeito Thiago Assis (PMDB) citou a atuação do Executivo em áreas como saúde, educação, habitação (como o empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, no Jardim Panorama) e combate à violência doméstica (com a Patrulha Maria da Penha). “Temos muito o que comemorar, pois Monte Mor tem se desenvolvido a cada ano”, disse Thiago, lembrando que o município é o 5º maior da RMC, em extensão territorial.

Também participaram da sessão solene os vereadores Andrea Garcia (PDT), Danilo Jacob (PDT), Eduardo Bispo (PSDB), Jesus Lopes (PR), João do Bar (PMDB), Joaz (PSDB), Neide da Especialidade (PMDB), Pastor Elias (PMDB), Vanderlei Soares (PMDB), Vavá (PMDB) e Zé Fernandes (PSDB). Os parlamentares destacaram, em pronunciamentos breves no plenário, a celebração do aniversário da cidade.

PedroBoareto 24.03.2018Pedro Boareto, presidente da OAB  WaltinhoAssis 24.03.2018Waltinho Assis, presidente da Câmara  ThiagoAssis 24.03.2018 prefeituraThiago Assis, prefeito (Foto: Prefeitura)