Em discurso na Câmara, Pastor Elias propõe criação de plano de cargos e salários para servidores da saúde

PastorElias 16.04.2018“Os funcionários públicos da saúde estão na linha de frente da cobrança, da exigência”, disse Pastor Elias18/04/2018 - O vereador Pastor Elias (MDB) sugere que seja criado um plano de cargos e salários para os servidores municipais da área da saúde. Para o parlamentar, a medida serviria para valorizar a categoria profissional. A proposta foi abordada durante a sessão da Câmara da última segunda-feira (16), no plenário.

“Os funcionários públicos da saúde estão na linha de frente da cobrança, da exigência”, disse o vereador, se colocando à disposição para discutir a criação do plano de carreira. Pastor Elias também destacou que servidores da Educação e da Guarda Civil Municipal já possuem planos de cargos e salários, que possibilitam, por exemplo, evoluções funcionais.

Para o vereador, é injusto que um servidor da área da saúde que possui vários anos de carreira receba o mesmo salário que um recém-contratado. Daí, defende o parlamentar, a importância da “união de esforços” entre o Legislativo e o Executivo, visando à elaboração e aprovação de projeto de lei que crie o plano de carreira desses servidores.

“Os funcionários da saúde também precisam ser colocados como prioridade”, destacou Pastor Elias, lembrando que, recentemente, o Executivo fez “articulações” que permitiram a aprovação do projeto 21/2018, que possibilitou redução na carga horária de médicos, com redução de vencimentos. O vereador votou contrário à propositura, por ter dúvidas quanto ao seu teor.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O vereador também parabenizou a advogada Alessandra Zamora, por “transformar a dor em força e sair pelo Brasil, clamando por um apelo de segurança, de cuidado, com nossas crianças”. Alessandra é mãe de Lucas, de 10 anos, que morreu após se engasgar durante uma refeição, em uma excursão da escola. Na segunda-feira, a Câmara aprovou projeto de autoria de Vanderlei Soares (MDB) que prevê cursos de primeiros socorros para profissionais da área da educação.

“Quando falamos de criança, o coração aperta”, disse Pastor Elias, que também voltou a justificar discurso realizado anteriormente, no qual manifestava preocupação com a infestação de escorpiões, em escola do Jardim Moreira. “Nós não queremos ver nossas crianças vulneráveis”, disse, citando o caso da morte de um aluno de cinco anos, em Araçatuba-SP, vítima de picada de escorpião, dentro de uma escola.

IDEIA LEGISLATIVA

O parlamentar também afirmou que se reuniu recentemente com o prefeito Thiago Assis (PMDB) e com o secretário de Obras, Vilson Amaral, para discutir a sua proposta legislativa, que visa garantir que as horas-extras e licenças prêmio que não tenham sido pagas pela prefeitura possam ser utilizadas pelos servidores, para a quitação do IPTU e ISS. “Tive notícias de que há condições jurídicas para que esse projeto seja discutido”, comemorou.