Vereadores fazem moção ao Governo do Estado, pedindo informações sobre impactos da duplicação da SP 101

geral 23.04.2018Vista geral do plenário e da sala das sessões, durante a última sessão ordinária da Câmara24/04/2018 - Os vereadores de Monte Mor querem informações sobre os possíveis impactos que a obra de duplicação da Rodovia SP 101, no trecho entre o município e Capivari, poderá causar ao bairro Jardim Progresso e região do entorno da via. Essa é uma das reivindicações que constam na moção de apelo 6/2018, de autoria de todos os parlamentares, aprovada ontem (23).

O documento, que será remetido ao governador Márcio França (PSB), manifesta preocupação com possíveis mudanças no acesso ao Jardim Progresso - onde existe uma creche municipal que atende 78 crianças - e na interligação do município com Indaiatuba - cujo trevo é de “grande importância para a logística e o próprio desenvolvimento destas duas cidades”, afirma o texto.

A moção de apelo aprovada também questiona se, no trecho que será duplicado futuramente, entre Monte Mor e Capivari, ocorrerá a instalação de um trevo antes do pedágio, a construção de vias marginais ou até mesmo a “implantação de um vale pedágio”, para os moradores do entorno. “Somos confiantes de vossa atenção em prol da solução de tais fatos”, afirma o texto.

Nas margens da Rodovia, sentido Capivari, existem diversas empresas instaladas, além de “sítios dos produtores rurais, que hoje, para sair de dentro de Monte Mor, no sentido às chácaras Bacatão e Capivari, têm que pagar pedágio”, destaca a moção. O documento pede que moradores destas chácaras e trabalhadores de indústrias às margens da via tenham direito à isenção da tarifa.

A moção foi necessária tendo em vista que ofícios enviados a concessionária Rodovias do Tietê não foram respondidos, afirmam os vereadores. Além do governador, o documento será enviado a representantes da Artesp, da Rodovias do Tietê, das secretarias de Meio Ambiente e Obras, assim como ao prefeito Thiago Assis (PMDB) e ao presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB).

A OBRA

A duplicação da SP 101, entre Monte Mor e Capivari, foi anunciada em abril, pelo Estado. Na moção, os vereadores ressaltam a importância da obra para o desenvolvimento da RMC. Manifestam, entretanto, preocupações de que eventuais problemas, na via, possam inclusive ocasionar a transferência de empresas, hoje instaladas em Monte Mor, para outros municípios.

A SESSÃO

A 12ª sessão ordinária da Câmara também culminou com a aprovação do projeto de lei 54/2018, do vereador João do Bar (PMDB). A iniciativa dá novo nome à antiga Rua Cinco, do Parque Bela Vista, que passará a se chamar “Rua Ana Ferreira da Silva”. Além disso, foi feita a leitura de 25 indicações, que pedem melhorias diversas para o município (acompanhe as ementas na pauta). A gravação será transmitida nesta terça-feira (24), a partir das 20h, pela Rádio Prima.