Em indicações, Pastor Elias reivindica sinalização e construção de calçada na Lagoa João de Deus

PastorElias 02.05.2018“A lagoa é uma oportunidade de revitalizarmos áreas de lazer naturais, em Monte Mor”, afirma Pastor Elias08/05/2018 - O vereador Pastor Elias (PMDB) é autor de duas indicações que pedem, ao Poder Executivo, melhorias para a Lagoa Centenária João de Deus, localizada na região do bairro Farid Calil. “A lagoa é uma oportunidade de revitalizarmos áreas de lazer naturais, em Monte Mor”, afirmou o parlamentar, durante discurso na Câmara, na quarta-feira (2).

Os pedidos constam de indicações lidas na última sessão ordinária da Câmara. Na indicação 221/2018, Pastor Elias pede que a prefeitura instale “placa de localização indicando a Lagoa”. Já a indicação 222/2018 solicita a “construção de uma calçada em torno da rua que faz limite com a Lagoa João de Deus”. O objetivo é garantir conforto aos usuários do espaço.

Pastor Elias destacou que a Lagoa é pouco conhecida dos moradores da cidade; daí a necessidade de instalação de placas indicativas. “Monte Mor não tem hoje uma [outra] área de lazer natural para receber as famílias. Por isso eu deixei essas duas indicações”, defendeu o vereador, ressaltando que isso permitiria, aos moradores, “conhecer essa beleza natural da cidade”.

IDEIA LEGISLATIVA

Aproveitando a presença do secretário Vilson Amaral (Obras), Pastor Elias solicitou que o Executivo crie projeto de lei, atendendo à ideia legislativa de seu gabinete que sugere que horas-extras e licenças-prêmio que não tenham sido pagas pela prefeitura possam ser utilizadas pelos servidores, para a quitação do IPTU e ISS. “Isso vai ajudar o trabalhador, o funcionalismo público que precisa”, destacou o parlamentar, no discurso.

EMPREGABILIDADE

O vereador também comentou o Dia do Trabalhador, celebrado em primeiro de maio. “Infelizmente, não temos muito o que comemorar”, disse, citando o aumento do desemprego, a diminuição do poder de compra do trabalhador e a inflação. “O preço do combustível, da energia, do leite, está sendo reajustado. E quem sente isso é o trabalhador mais simples, o que ganha menores salários”, disse.

Pastor Elias também mencionou a notícia divulgada recentemente pela imprensa, de que a fábrica da Honda, em Sumaré, transferirá a fabricação de automóveis para Itirapina-SP. Para Pastor Elias, a “falta de visão” do prefeito possibilitou a transferência da unidade, que poderia ter sido evitada com a renovação das isenções de impostos. O vereador lembrou que há montemorenses que trabalhavam na unidade da empresa.

RODOVIA SP 101

A duplicação da SP 101, no trecho entre Monte Mor e Capivari, também foi abordada. “Infelizmente, Monte Mor não está ainda no radar de grandes investimentos, porque precisa ser definida essa história da rodovia. Ninguém vai instalar em Monte Mor, sabendo que a situação desse pedágio, a situação dessa rodovia, está indefinida”, disse. “Precisamos somar forças, trabalhar em conjunto, para trazermos ideias para melhorar a vida do trabalhador”, finalizou.

APARTES

Vanderlei Soares (PMDB) apoiou a ideia legislativa que prevê a possibilidade de quitação de impostos municipais com os valores de horas-extras e licenças prêmio que não tenham sido pagos pela prefeitura. E sugeriu que quinquênios não pagos também possam ser incluídos no projeto de lei. O vereador Jesus Lopes (PR) também parabenizou a iniciativa de Pastor Elias.

Danilo Jacob (PDT) questionou se “verba de natureza salarial” poderia ser utilizada para abatimento de imposto. E destacou que, em caso de viabilidade legal, a proposta se trata de uma “excelente ideia”, que terá seu apoio. Sobre a Lagoa João de Deus, Danilo pediu mais consciência ambiental da população, que às vezes descarta lixo no local.

Em resposta à dúvida do vereador pedetista, Pastor Elias destacou que o Executivo já informou que existe sim a viabilidade jurídica de criação do projeto. Ressaltou que uma cidade na região que já possui uma legislação similar, aprovada. E defendeu que o Executivo incorpore à proposta legislativa outras ideias benéficas, visando ajudar o trabalhador.