Ceará Mascate pede solução para problema em rede de esgoto no bairro Jardim São Clemente

CearáMascate 14.05.2018 3“Não é aceitável que onde tem tratamento de esgoto, ocorra problema de fossas, de vazamentos”, disse Ceará17/05/2018 - O vereador Ceará Mascate (PPS) solicita que a Sabesp solucione um problema constatado na rede de esgoto do bairro Jardim São Clemente. De acordo com o parlamentar, dejetos estão sendo lançados diretamente em um rio, devido a problemas na rede, que está danificada. A reivindicação foi feita na sessão da última segunda-feira (14).

Segundo Ceará, moradores o procuraram, no sábado (12), para denunciar o problema, que ocorre há pelo menos oito meses. “Nós pagamos o esgoto mais caro da nossa região”, destacou o vereador, pedindo solução para o caso, constatado na Rua 15. “Não é aceitável que onde tem tratamento de esgoto, ocorra problema de fossas, de vazamentos”, disse.

O vereador ressaltou que o problema, além de ser crime ambiental - já que o esgoto está sendo despejado em uma nascente - é também um “caso de saúde pública”. Um forte odor é sentido pelos moradores das proximidades. Ceará exibiu distribuiu fotos tiradas no local, para os demais vereadores, e pediu uma atuação conjunta da Câmara para solucionar o caso.

“Nossa Casa não pode ser conivente com essa situação. Estamos falando de saúde pública”, afirmou. Para Ceará, é preciso haver uma solução imediata. O parlamentar acrescentou, no discurso, que moradores são prejudicados pela realização do tratamento do esgoto diretamente nos bairros, devido ao forte cheiro exalado nos períodos de realização do processo de “secagem”.

APARTES

Vanderlei Soares (PMDB) disse que o muro foi construído em cima da rede de esgoto, e “afundou”, provocando o problema. Segundo o vereador, a Sabesp afirma que há risco de desmoronamento; daí a dificuldade em realizar o reparo. Pastor Elias (PMDB) defendeu que os moradores da casa sejam notificados, para que autorizem a derrubada do muro e o conserto da rede de esgoto danificada.

Eduardo Bispo (PSDB) se colocou à disposição, e sugeriu que Sabesp e prefeitura resolvam o problema. Em resposta, Ceará Mascate disse que os proprietários já autorizaram a demolição do muro, para a realização da obra.  Entretanto, disse o vereador, a Defesa Civil visitou o local há cerca de 40 dias, e não retornou. “O problema tem que ser resolvido. Julgamento cabe depois, em ação judicial”, concluiu.