Em Capivari, Vanderlei Soares entrega moção de apelo ao governador do Estado, sobre duplicação da SP 101

VanderleiSoares 14.05.2018 3“Conversei com o governador, expliquei para ele o que está acontecendo, qual a necessidade nossa”, disse Vanderlei17/05/2018 - Na sexta-feira (11), o vereador Vanderlei Soares (PMDB) entregou pessoalmente ao governador Márcio França (PSB) a moção de apelo 6/2018. O documento, destacou Vanderlei, nesta segunda-feira (14), solicita a “intervenção do governador, perante a Artesp e a concessionária [que administra a rodovia], para que abra a discussão referente à questão da duplicação da SP 101, principalmente no [novo] trecho entre Monte Mor e Capivari”.

O encontro ocorreu em Capivari, durante a cerimônia de entrega de unidades habitacionais pelo Estado, na qual Vanderlei representou a Presidência da Câmara. “Conversei com o governador, expliquei para ele o que está acontecendo, qual a necessidade nossa”, destacou o vereador, no discurso, ressaltando a importância da construção de um retorno antes do pedágio, para evitar a evasão de empresas e, ainda, transtornos a moradores e proprietários de terrenos da região.

Aprovada na sessão da Câmara de 23 de abril, a moção é de autoria de todos os parlamentares da Casa. O documento também manifesta preocupação com possíveis mudanças no acesso ao Jardim Progresso - onde existe uma creche municipal que atende 78 crianças - e na interligação do município com Indaiatuba - cujo trevo é de “grande importância para a logística e o próprio desenvolvimento destas duas cidades”, afirma o texto.

OPERAÇÃO PRATO FEITO

Vanderlei Soares também comentou a Operação Prato Feito, que investiga desvios de recursos federais destinados à compra de merenda escolar em mais de 30 municípios paulistas, inclusive Monte Mor. O secretário de Finanças do município, Eduardo Roberto Lima Júnior, é citado. No pronunciamento, o vereador ressaltou que, diferente das notícias veiculadas na imprensa, o secretário não foi afastado das atividades, já que “oficialmente, o documento [pedindo afastamento] ainda não chegou à prefeitura”.

O vereador também afirmou que esteve na prefeitura, conversando com o prefeito Thiago Assis (PMDB) e com o secretário citado, sobre as acusações. E explicou que, das cerca de 29 empresas envolvidas na investigação, que ocorre desde 2009, apenas uma empresa presta serviços a Monte Mor, tendo fornecido uniformes em 2016, após vencer uma licitação. Ainda segundo Vanderlei, o Executivo deve R$400 mil a esta empresa, que moveu uma ação contra a prefeitura. O vereador também esclareceu que a fornecedora de merenda escolar não está envolvida no escândalo.

No discurso, Vanderlei Soares também afirmou que algumas pessoas estão associando, equivocadamente, a falta de merenda escolar ocorrida em escolas estaduais, no começo de 2017, com a atual Operação. O vereador explicou que, na época, o encerramento de um convênio fez com que o fornecimento de merenda atrasasse, e os alunos recebessem apenas bolachas e sucos, por cerca de um mês - problema já resolvido. E criticou a propagação de notícias falsas pela internet, como a que associou, de maneira errada, o vereador Eduardo Bispo (PSDB) ao assunto.

Vanderlei também comentou que participou ativamente - enquanto 1º secretário da Mesa Diretora, e representando a Presidência da Câmara - dos contatos com o Departamento Jurídico da Câmara que culminaram com a elaboração de ofício, que solicitou informações e documentos à prefeitura sobre a Operação Prato Feito, além de sugerir a abertura de sindicância administrativa para apuração dos fatos. Enviado ao Executivo na segunda-feira, o ofício foi assinado por todos os 15 vereadores.

FESTA DAS FAMÍLIAS: O vereador também comentou que, no último sábado (12), participou da Festa da Família, realizada na Escola Municipal Leonardo Rodrigues da Silva, no Jardim São Clemente. “A gente tem que prestigiar essas coisas boas e importantes do nosso município”, disse, parabenizando os professores, funcionários e familiares de alunos. Segundo levantamento da Guarda Municipal, mais de duas mil pessoas estiveram presentes no evento.