“É direito da população obter o acesso à informação”, diz Bispo, pedindo melhorias na transparência da prefeitura

EduardoBispo 21.05.2018 2“É preciso haver informações claras, para esclarecimento da população. É isso que está disposto na lei", disse Bispo24/05/2018 - O vereador Eduardo Bispo (PSDB) apontou falhas no serviço de acesso à informação da prefeitura, durante discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (21). Para o vereador, a população deveria obter informações, no site do Executivo, sobre o andamento de obras e, também, do último concurso público da Guarda Civil Municipal, realizado em 2014.

O parlamentar comentou que tais reflexões foram feitas após a sua participação na palestra sobre os seis anos da Lei de Aceso à Informação, realizada na sexta-feira (18), na Câmara de Campinas. O evento contou com palestras de integrantes do Tribunal de Contas do Estado e da Controladoria do Município de São Paulo.

“O povo precisa saber como estão sendo administrados os recursos públicos”, defendeu Bispo, ressaltando que as informações precisam ser disponibilizadas. “É preciso haver informações claras, para o esclarecimento da população. Afinal, é isso que está disposto na lei federal 12.527/2011. É direito da população obter o acesso à informação de interesse coletivo e público”.

Para Bispo, a prefeitura deveria disponibilizar em seu site, e “de maneira fácil”, informações “sobre o andamento das obras do asfalto do Jardim Paviotti II, do asfalto e da creche do Quinhões, do posto de saúde do Jd. Moreira, e da UPA”. Ele também criticou “a não divulgação de informações claras sobre a não contratação dos guardas municipais aprovados no concurso”.

Citando o assalto ao banco Santander, ocorrido na semana passada, Bispo defendeu a contratação dos guardas municipais aprovados no concurso 3/2014, do Executivo. “Atualmente a Guarda faz de tudo para auxiliar na segurança, mas ainda temos poucos guardas”, afirmou. “A demora na contratação desses profissionais deixa o município em déficit de segurança pública”, finalizou.

AGRADECIMENTOS

Bispo também agradeceu ao secretário de Obras, Vilson Amaral, pela recente manutenção das ruas do bairro Campos de Monte Mor, um “serviço de qualidade, prestado à população”. Agradeceu, ainda, ao Almir Bucholli (Pastel) e demais servidores da secretaria de Obras, pelo atendimento à indicação 138/2018, do seu gabinete, que pedia a roçagem do mato da Rua Dirceu C. Oliveira e a manutenção das ruas do mesmo bairro.