Em moção de apelo ao Ministério Público do Trabalho, vereadores protestam contra demissões em massa em multinacional

Geral 18.06.2018 2Na sessão, Câmara aprovou a moção de apelo 9/201819/06/2018 - Na sessão ordinária desta segunda-feira (18), a Câmara de Monte Mor aprovou a moção de apelo 9/2018. De autoria do vereador Jesus Lopes (PR), a propositura encaminha mensagem de protesto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), contra demissões em massa realizadas recentemente pela multinacional AmstedMaxion.

A indústria, localizada em Hortolândia, emprega cerca de 1500 trabalhadores, e recentemente dispensou mais de 160 funcionários, incluindo montemorenses, “sob alegação de justa causa”. “No entanto, as imputações não tem base legal, de acordo com os funcionários. Além disso, muitos dos dispensados sofreram acidentes de trabalho na própria empresa”, afirma a moção.

“Seus funcionários afirmam que a empresa realiza graves e infundadas acusações contra os empregados, com o intuito de facilitar o rompimento do vínculo empregatício, em clara afronta às leis trabalhistas brasileiras”, afirma a moção, que será remetida ao MPT, “postulando a intervenção nos casos em questão, de forma a salvaguardar os direitos desses trabalhadores”. JesusLopes 18.06.2018O vereador Jesus Lopes é autor da moção aprovada

“São pessoas que estão passando necessidades hoje e foram demitidas em razão de questões mais particulares, entre eles, do que em razão da própria lei trabalhista”, afirmou Jesus Lopes, no plenário da Câmara. A moção aprovada também afirma que a AmstedMaxion “carrega inúmeras reclamações trabalhistas, conforme consta no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região”.

Ainda de acordo com a propositura - que foi aprovada por unanimidade entre os vereadores presentes na sessão de ontem - as cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa também já aprovaram moções de apelo sobre esse mesmo assunto, “num esforço conjunto para modificar essa realidade”.