Prefeitura tem efetuado os pagamentos ao Ipremor, informa Pastor Elias, exibindo certidão emitida pelo instituto

PastorElias 18.06.2018 2Pastor Elias também disse ser contrário a eventuais novos parcelamentos de dívidas da prefeitura com o instituto21/06/2018 - Nesta segunda-feira (18), no plenário da Câmara, o vereador Pastor Elias (MDB) informou que a prefeitura de Monte Mor vem realizando o pagamento dos débitos previdenciários junto ao Ipremor - Instituto de Previdência do município. “Tem um atraso ou outro? Tem. Mas [o Executivo] está honrando piamente com esses compromissos”, disse o parlamentar, exibindo uma certidão emitida pela entidade.

No entanto, o vereador manifestou preocupação com algumas questões orçamentárias do município. Segundo Pastor Elias, atualmente os repasses ao Instituto equivalem a 33,93% da receita, e a administração paga mais de R$2 milhões, em parcelas. “Eu não sei até quando a prefeitura vai conseguir sobreviver assim, não sei. É preocupante”, disse, defendendo austeridade e cortes nos gastos públicos. “Não é fácil cortar na carne”, ponderou.

Pastor Elias também disse ser contrário a eventuais novos parcelamentos de dívidas. Para ele, a sobrevivência do Ipremor estaria “inviabilizada” se, no futuro, a Câmara voltasse a autorizar novos parcelamentos. “Se porventura acontecer de esta Casa aprovar mais um refis, nós iremos destruir o Ipremor [...] Estaremos enterrando de vez o instituto”, previu o parlamentar. “Nós não podemos aceitar mais um refis aqui nesta Casa”, finalizou.

O vereador também informou que a certidão que comprova a regularidade dos pagamentos da prefeitura ao Ipremor estará disponível em seu gabinete. E ressaltou que o documento apresentado é oficial, e contradiz notícias veiculadas na imprensa. “Fiz o meu papel de ir atrás da informação, da verdade”, concluiu o parlamentar, destacando que, na semana passada, havia se comprometido a “ouvir todos os lados”, para depois se manifestar sobre o assunto.

OBRAS

A recente formalização de convênios, que garantiram verbas para obras de infraestrutura do município, também foi abordada. Na terça-feira (12), Pastor Elias participou, juntamente com outros vereadores, o prefeito Thiago Assis (MDB) e secretários, da cerimônia de assinatura de convênios entre o Executivo e a Caixa, visando à liberação de R$1,8 milhão. As verbas, que serão destinadas ao asfaltamento de ruas, são oriundas de emendas parlamentares dos deputados federais Ana Perugini (PT), que destinou R$1,4 milhão; e Carlos Sampaio (PSDB), R$400 mil.

“Isso são boas notícias, que temos que compartilhar”, disse o vereador, também citando a assinatura de outro convênio, que garantirá recursos de R$ 1,5 milhão, para o recapeamento asfáltico de ruas e avenidas do município. A solenidade ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na última quarta-feira (13). Pastor Elias destacou que Monte Mor foi uma das cidades que mais conseguiu convênios e verbas. “Essa Casa tem trabalhado, tem lutado, e outros recursos virão. Até o final da administração, grandes obras serão concluídas”, garantiu.

VIOLÊNCIA

“A gente assiste perplexo à violência crescente no Brasil, principalmente contra os menos protegidos, os mais vulneráveis, que são as crianças”, disse, citando o crime ocorrido recentemente na cidade de Araçariguama, SP, que culminou com o assassinato da garota Vitória Gabrielly Vaz, de 12 anos. O vereador também manifestou apoio à proposta de Ceará Mascate (PPS), que sugeriu a criação de lei, visando à instalação de câmeras de segurança em prédios públicos. Para Pastor Elias, esses dispositivos poderiam auxiliar na elucidação de crimes.