Setembro Amarelo: vereadores aprovam PL de prevenção do suicídio e da automutilação

ProfessorAdriel 05.07.2021 PLPara Professor Adriel, o suicídio “é um problema de saúde pública” que precisa ser trabalhado através de medidas preventivasIniciativa do vereador Professor Adriel (PT), o Plenário aprovou nesta segunda-feira (5), na sessão ordinária, o Projeto de Lei 60/2021, que cria o Setembro Amarelo. A propositura inclui, no calendário oficial de eventos do município, a “Semana de Valorização da Vida, contra o suicídio e automutilação”. Também por unanimidade, foi aprovada a Emenda de Correção 5/2021, da Comissão de Justiça e Redação (CJR), que faz adequação no texto da propositura, que segue para sanção do prefeito. 

Na Justificativa do Projeto de Lei aprovado, Professor Adriel salienta que o suicídio “é um problema de saúde pública” que precisa ser trabalhado através de medidas preventivas, já que “atinge um percentual considerável da sociedade”. No texto, o vereador salienta que “a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no Brasil” - problema que se agrava, devido às subnotificações. “Os dados alarmantes relacionados aos casos de suicídio no Brasil e no mundo podem ser ainda maiores”, diz. 

O assunto já havia sido abordado na Lei Municipal 2716/19, que previa a realização de atividades em abril. “O Setembro Amarelo é uma campanha muito importante nacionalmente e converge suas campanhas para o dia 10 de setembro, que é o dia mundial de prevenção do suicídio. Dessa forma, apresentamos uma proposta de aperfeiçoamento do tema previsto em lei”, afirma. Dentre os objetivos da iniciativa estão a divulgação dos canais de atendimento e a promoção de debates sobre o assunto. 

PREVENÇÃO

Em discurso antes da apreciação, Professor Adriel salientou que a medida visa “oficializar, dentro da esfera municipal, um evento que já é feito aqui em Monte Mor”. “O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção do suicídio. Eu participei, nos últimos dois anos, de ações voltadas a esse tema”, salientou, também citando estatísticas. “Eu avalio ser de muita importância trazer esse evento, oficialmente, dentro da esfera municipal”, disse, defendendo a intensificação das ações.

Professor Fio (PTB) parabenizou o autor pela iniciativa, ressaltando que trabalha com essa temática, em palestras escolares. “É preocupante [...] Há um aumento considerável do suicídio entre jovens. É lamentável. E a gente precisa combater isso”, frisou. Andrea Garcia (PTB) também parabenizou o PL, e ressaltou a importância da discussão da temática, visando à prevenção. “A gente precisa, sim, desenvolver mais políticas públicas voltadas para esse público”, ressaltou.

Foto Lado a Lado