Em Moção de Pesar, Câmara presta homenagem às vítimas da Covid-19 no município

ProfessorAdriel 08.09.2021 2“Eu gostaria [de] expor que essa Casa de Leis [se] solidariza e se comove com a dor de todos que perderam familiares e amigos”, disse o vereador Professor Adriel, autor da MoçãoSegundo dados divulgados pela prefeitura nesta quarta-feira (8), Monte Mor registrou 212 óbitos pela Covid-19 desde o início da pandemia. Durante a sessão ordinária da Câmara, realizada na mesma data, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a Moção 41/2021. De iniciativa do vereador Professor Adriel (PT), a propositura manifesta “profundo pesar e indignação” pelas mortes ocorridas.

“Eu gostaria [de] expor que essa Casa de Leis [se] solidariza e se comove com a dor de todos que perderam familiares e amigos”, destaca Professor Adriel, em trecho da Moção, que também cita os mais de 570 mil óbitos registrados no Brasil. “Esse momento de crise sanitária mostrou o quanto são importantes a ciência e as instituições públicas na defesa do povo e do país”, complementa o vereador.

No texto, o parlamentar também deseja “paz e consolo” às “famílias enlutadas”; e defende a manutenção dos cuidados preventivos, como o “distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, [e a] adesão à vacinação completa como estratégia coletiva de imunização”. “O momento ainda é de luta contra a pandemia, que ressurge com a força das novas Cepas da Covid-19”, diz.

NEGACIONISMO E VACINAS

Geral 08.09.2021Plenário da Câmara, na sessão ordinária: Moção foi aprovada por unanimidadeA Moção de Pesar também aborda aspectos políticos relacionados à pandemia. E critica o “negacionismo do governo [do presidente Jair] Bolsonaro e a ausência de políticas [públicas] que pudessem frear o avanço do vírus pelo país, além do descaso que deixou milhares de mortes sem ter acesso ao atendimento adequado e muitos morrendo por falta de oxigênio”.

O texto complementa que “a notícia [de] que por trás do discurso negacionista havia negociatas para compra de vacinas, revelou o caráter perverso e corrupto do governo Bolsonaro e de uma casta de militares que lá atuam”. E menciona que Bolsonaro “e o governo [João] Dória, aqui no estado de São Paulo, nas suas sagas neoliberais, atuam para desmontar e privatizar essas instituições [públicas]”.

A propositura afirma que “enquanto não tiver coletivamente mais da metade da população vacinada com as duas doses e as condições sanitárias asseguradas, não existe ambiente para normalidade”. E ressalta que a Câmara “seguirá firme”, “pressionando para que tenha vacina para todos com rapidez, e que os responsáveis pelas ações que negaram vacinas ao povo brasileiro sejam punidos”.

“TEMOS QUE LEMBRAR”

“Toda menção que nós fizermos a essas vítimas será muito pouco [...] Nós temos que lembrar, para não esquecermos”, comentou Professor Adriel, antes da votação, defendendo a criação de uma “dinâmica de homenagens a essas vítimas”. “Nós precisamos trabalhar no Brasil a cultura do respeito à memória das pessoas que nos deixaram”, disse o autor, manifestando seu “respeito e seriedade diante da dor de muitos montemorenses”. Ele também fez a leitura da íntegra da Moção.

“A covid tem feito muitas vítimas”, lamentou Camilla Hellen (Republicanos), ressaltando que perdeu um familiar, recentemente, para a doença. “É algo que realmente não dá para a gente brincar e fingir que está tudo bem. Não está tudo bem, ainda”, disse, citando a importância da homenagem. Presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB) também citou a importância da propositura, e disse que é autor de uma Indicação que pede a construção de um memorial em homenagem às vítimas.