Em Indicação à prefeitura, Professor Adriel pede que unidades de saúde funcionem até 22 horas

ProfessorAdriel 04.10.2021 03“A classe trabalhadora, muitas vezes, não tem oportunidade de passar pelo médico no horário comercial”, afirmou Professor Adriel, na sessão da CâmaraO vereador Professor Adriel é autor da Indicação 523/2021, que pede que a prefeitura de Monte Mor amplie o horário de funcionamento das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) até as 22 horas, “visando ao bem-estar da população”. Em discurso na sessão ordinária desta segunda-feira (4), data em que a propositura passou pela fase de leitura, o parlamentar comentou a relevância da iniciativa.

“A classe trabalhadora, muitas vezes, não tem oportunidade de passar pelo médico no horário comercial”, afirmou Professor Adriel, no pronunciamento. Ele destacou que, com frequência, os trabalhadores não têm tempo de se submeter a consultas de rotina com especialistas, devido ao horário restrito de funcionamento das UBSs, restando apenas o atendimento de emergência. 

O vereador também defendeu que haja médicos nos postos de saúde. Disse que recebeu reclamação de um munícipe. E comentou, ainda, que durante visita à unidade Antônio José Pontin, semana retrasada, constatou que, das duas equipes que atuam no local (atendendo em média cinco mil pessoas, cada), apenas uma está completa. Ele afirmou que, na segunda equipe, falta médico, ginecologista e dentista. 

Professor Adriel também comentou a Indicação 521/2021, do seu gabinete, que pede que seja criado o cargo de intérprete de libras no Executivo municipal. Defendeu uma cultura “inclusiva” e de “sociabilização” das pessoas com deficiência. E afirmou, ainda, que remeteu ofício ao presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB), também defendendo essas adequações no Poder Legislativo.

PREVENÇÃO

O parlamentar ainda comentou a importância da conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero, alvo das campanhas do Outubro Rosa. Citou estatísticas que informam que cerca de 90% dos casos da doença seriam reversíveis, caso fossem diagnosticados precocemente. “A prevenção é fundamental, não apenas no mês de outubro”, relatou, defendendo os exames preventivos.

Foto Lado a Lado