Câmara questiona prefeitura sobre as medidas adotadas no enfrentamento da Covid-19 em 2021

ProfessorAdriel 08.11.2021Professor Adriel pretende “procurar tanto um profissional da Contabilidade quanto de outro setor que for necessário, para a gente fazer uma análise dessas informações”Aprovado por 12 votos favoráveis e dois contrários, o Requerimento 22/2021 pede informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre as “medidas adotadas no exercício deste ano para o enfrentamento ao novo Coronavírus”. A propositura, de iniciativa do vereador Professor Adriel (PT), também pede que o Poder Executivo apresente as planilhas, com o detalhamento dos gastos.

“Eu simplesmente estou exercendo as funções fiscalizadoras, do vereador”, justificou Professor Adriel, antes da votação, na sessão ordinária desta segunda-feira (8). “Com essas informações, eu pretendo também procurar tanto um profissional da Contabilidade quanto de outro setor que for necessário, para a gente fazer uma análise dessas informações”, salientou o parlamentar.

O Requerimento questiona qual o saldo dos recursos da Covid, de janeiro a novembro de 2021, e “como tem sido empenhados os gastos destes recursos, até a presente data”, além de solicitar os relatórios desse saldo em 4 de janeiro. O documento também pede as planilhas detalhadas sobre os destinos dos recursos (autorizações de fornecimento, contratos, locais dos gastos e justificativas).

HISTÓRICO

Geral 08.11.2021 2Plenário: Requerimento aprovado pede informações à prefeitura sobre as “medidas adotadas no exercício deste ano para o enfrentamento ao novo Coronavírus”Esse não foi o primeiro pedido de informações sobre gastos do município com o coronavírus aprovado pela Câmara. Em outubro, outro Requerimento solicitou o relatório da Saúde e informações sobre recursos usados pela prefeitura na pandemia. Para Adriel, a nova solicitação de dados é muito importante. “Para entender como aconteceram os gastos da Covid-19, até o presente momento”.

SANÇÕES

Em comentário, o vereador Paranhos (MDB) disse que a propositura é “muito oportuna”. Ele lembrou que o ex-secretário de Saúde, Sílvio Corsini, apresentou informações divergentes, na Câmara, sobre a área. E disse que repassou os dados fornecidos pelo Conselho de Saúde, sobre a pasta, ao Ministério Público do Estado, “que com certeza será objeto de sanções duríssimas contra o Poder Executivo”.