Consórcio PCJ faz campanha em prol do uso consciente da água; vereadores apoiam iniciativa

Super 4 DicasCampanha trará quatro dicas de preservação da água. Imagem: Consórcio PCJO Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, composto por indicados das Câmaras Municipais da região, deu início à campanha “Cada Gota faz a Diferença: Cuide de nossa Água”, que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do uso racional de água durante o período chuvoso, que teve início em dezembro, para permitir a maior recarga das reservas das Bacias PCJ para o período seco de 2022.

A Câmara de Monte Mor apoia a iniciativa, assim como os vereadores Altran (MDB) e Professor Adriel (PT) - que integram o Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, como agentes de interlocução da Sub-Bacia do Rio Capivari (Médio). Nos próximos dias, o Poder Legislativo vai divulgar as artes da campanha, nas redes sociais, visando ao incentivo da preservação dos recursos hídricos.

O Consórcio PCJ é uma associação composta por municípios e empresas, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, além de debater o planejamento e o fomento de ações de recuperação dos mananciais. O órgão faz alerta sobre um “um possível aumento da intensidade da estiagem para o próximo ano”; daí a importância da campanha.

As artes da campanha do Consórcio PCJ, abordando temáticas diversas, todas relacionadas à preservação da água. Imagens serão divulgadas nas redes sociais da Câmara, nos próximos dias

CONSCIÊNCIA

ProfessorAdriel Atran apoiam iniciativa PCJAltran e Professor Adriel, integrantes do Consórcio. Foto: Arquivo: 08/11/2021Os representantes da Câmara no PCJ ressaltam a importância da iniciativa. “Estamos vivendo dias de eventos extremos, onde há um grande índice de chuvas, em um curto período de tempo, como esses últimos dias [...]. E isso vem causando enchentes, transbordamentos e diversas catástrofes, e nós fomos vítimas disso aqui em Monte Mor, inclusive”, relata Professor Adriel. “Mas, no restante do ano, nós temos um grande período de seca, sem chuvas. Ou seja, apesar do grande volume de chuvas que tivemos recentemente, o volume das águas dos rios Capivari, Piracicaba e Jundiaí estão reduzindo. Só no ano passado, houve uma queda de 53% do volume de águas desses rios da bacia PCJ”, complementa o vereador, sobre o cenário atual. “Por isso, é fundamental uma consciência sadia de preservação da nossa água, para que, nos períodos de seca, quando se intensificar a crise hídrica que se aproxima, não venha faltar para ninguém”, reforça ele.

“Parabenizamos toda iniciativa voltada a preservação da vida e, neste contexto, informar e orientar a população é essencial para estimular as pessoas a adotarem novos comportamentos capazes de garantir o uso responsável (consciente) deste líquido tão precioso para a vida, a água”, diz Altran, ao mesmo tempo refletindo sobre o atual cenário. “Estamos vivendo em uma época em que vemos nossos recursos naturais cada vez mais mal explorados e mal utilizados. Temos visto os efeitos resultantes da interferência humana na natureza e cada vez mais a fragilização de nosso ecossistema. A humanidade precisa adotar o uso consciente dos recursos de que tanto necessita para viver. A água é, e sempre será, um dos recursos mais preciosos que a natureza nos oferece e, por isso, precisamos todos nós, sem exceção, nos conscientizarmos sobre os efeitos negativos provocados pelo desperdício e mau uso deste recurso tão importante”, afirma.