Semana do Artesanato pode garantir políticas públicas para a categoria, diz Professor Adriel

ProfessorAdriel 18.04.2022No discurso, Professor Adriel citou que a Lei Federal 13180/2015 também tratou da importância dos artesãosO vereador Professor Adriel (PT) considera que a criação da Semana e do Dia Municipal do Artesanato podem viabilizar o preenchimento de “requisitos burocráticos para que essa profissão receba, inclusive, recursos públicos”. Na sessão ordinária da última segunda-feira (18), o parlamentar citou o “grande trabalho” que tem sido desenvolvido pelos “artistas, artesãs e artesãos” da cidade, muitos deles presentes no Plenário da Câmara.

Sob aplausos, Professor Adriel agradeceu a presença desses profissionais e explicou, em seu pronunciamento, que, em parceria com o seu gabinete, a vereadora Andrea Garcia (PTB) está desenvolvendo um Projeto de Lei (PL) visando incluir a data, a ser celebrada em 19 de março, no calendário oficial do município. De acordo com o vereador, a criação da data poderá viabilizar a criação de políticas públicas de fortalecimento da profissão.

Adriel citou que a Lei Federal 13180/2015, sancionada no governo da ex-presidenta da República Dilma Rousseff, tratou da importância dos artesãos. “Esta profissão merece ser valorizada, porque ela é, muitas vezes, a principal fonte de renda para muitas famílias que estão numa situação de carência, que estão numa situação de vulnerabilidade. E, a partir desse ofício, portas são abertas”, salientou o parlamentar, na sessão plenária.

“Nós estamos passando por um período onde as atividades artísticas estão florescendo aqui no nosso município. Nós tivemos a feira das artes, recentemente, que foi um sucesso, na cidade. E haverá uma próxima, já no próximo sábado [23]”, completou o vereador. Ele pediu apoio dos demais parlamentares para a futura aprovação do PL, que está em desenvolvimento. Em 19 de março é celebrado o dia de São José, patrono dos artesãos.