Resultado da sessão: Câmara aprova Projetos de Lei que dão nome a ruas do Jardim Colorado

ProfessorAdriel 01.08.2022 01Professor Adriel, autor dos Projetos que dão nome a vias públicasSão de iniciativa do vereador Professor Adriel (PT) dois Projetos de Lei (PLs), aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira (1º), que dão nome a vias públicas do bairro Jardim Colorado. São eles: o PL 88/2022, que “dispõe sobre a denominação da Rua Seis”, que passará a se chamar Rua Candida Honoria de Toledo Nogueira, e o PL 89/2022, que dá o nome da senhora Maria Araujo da Silva à antiga Rua Oito, do bairro. Os dois PLs ainda dependem da sanção do prefeito.

Adriel comentou a importância das homenagens. “Aos poucos nós estamos colocando, na cidade de Monte Mor, os nomes dos nossos munícipes, dos nossos moradores da nossa cidade. Isso tem um significado muito grande”, relatou, manifestando “muita honra” em ser autor das proposituras. Segundo ele, parlamentares da atual legislatura têm elaborado PLs dando nomes de montemorenses a ruas que antes não possuíam identificação oficial. “Isso é muito importante”, relatou o vereador.

O parlamentar ainda disse que dona Candida, homenageada no PL 88, foi uma “figura muito importante”, tendo doado o terreno para a construção da primeira igreja do Colorado, a “Igreja Congregação Cristã do Brasil”. “Ela tem uma relevância e um significado muito importante”, afirmou. Noutro momento, frisou ainda a relevância da homenagem à senhora Maria, conhecida como Bia, no PL 89. O parlamentar leu a íntegra da justificativa das duas proposituras, na sessão.

PL 88

ProfessorAdriel 01.08.2022 02Autor das matérias legislativas, Adriel fez a leitura das justificativasConforme a justificativa do PL 88, Candida Honoria era natural de Bariri/SP. “Trabalhou por muito tempo gerenciando funcionários de uma casa de família, mas antes mesmo ela exerceu outras funções, como trabalho rural. Mesmo com toda dificuldade pela localização isolada e mesmo com pouca instrução escolar, aprendeu sozinha a ler, por ser autodidata. Mostrou seu espírito de garra, destemor e de luta pelos sonhos”, diz o texto da homenagem. Ela morreu em 2017, aos 87 anos.

PL 89

Já a justificativa do PL 89 destaca que Maria Araujo nasceu em São João/PE, em 1946. “Visando melhorias, chegou com seus três filhos de Garanhuns/PE no município de Monte Mor no final de 1993, e [foi] ajudar o marido que estava já há um ano em São Paulo, no Jardim Colorado, onde passou a fazer parte da comunidade e do desenvolvimento da cidade acolhedora e receptiva”, diz. “Faleceu em 2022, deixando aos seus familiares e amigos uma profunda saudade”, completa.