Homenagem dá nome de munícipe à Estrada Mor 391, localizada na divisa com Campinas

ProfessorAdriel 26.09.2022 PL90 siteProfessor Adriel, durante leitura do ProjetoDe autoria do vereador Professor Adriel (PT), o Projeto de Lei (PL) 90/2022 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (26). A propositura estabelece que a Estrada Municipal Mor 391 passará a se denominar Estrada Municipal Rui Gonçalves Teixeira, em homenagem ao cidadão que viveu no município por cerca de 40 anos, e morreu em 2020.

Antes da votação, Adriel comentou a propositura, que ainda depende da sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB). O parlamentar citou que o Projeto de Lei dialoga com o “propósito assumido” pela Câmara, de “nomear nossas vias com os nomes da nossa gente, do nosso povo”. Disse, ainda, que havia segurança jurídica para a aprovação, já que houve debate nas Comissões Internas da Casa.

“Foram feitos os devidos estudos, e nomear essa via é até positivo para os propósitos de registro da via e desburocratização de certas coisas”, explicou, mencionando o fato de que a estrada fica em região de fronteira. A Mor 391 localiza-se na divisa entre Monte Mor e Campinas, permeando as imediações da Estrada do Rio Acima, que liga o município à região do aeroporto de Viracopos.

O vereador citou a religiosidade de Rui e disse que o mesmo deixou um legado importante, tendo construído uma capela na Chácara dos Gonçalves, onde ocorriam festejos - local muito importante “do ponto de vista cultural”, para o município, especialmente na década de 1980. Os vereadores Paranhos (MDB) e Andrea Garcia (PTB) também destacaram a relevância da homenagem prestada.

BIOGRAFIA

PL190 maps InternetNa Justificativa do PL, Adriel menciona a biografia de Rui Gonçalves Teixeira, que nasceu em Campinas, em 1945, mudou-se para Monte Mor na década de 1980 e faleceu em 2020, aos 75 anos. “Trabalhou dignamente e com amor como empresário, para sustentar sua família”, afirma o texto, que ainda cita a viúva, Angelina, “com quem perpetuou um matrimônio de quase 40 anos”, e as filhas Veridiana e Angélica, “pessoas muito especiais que ele conviveu na sua vida”. “Além de um exemplo de homem amoroso, que também amava fazer encontros e festas em uma Capela que ele construiu próximo a sua casa, para encontros e [para] festejar com a família e amigos anualmente”, completa.

Na imagem ao lado, ilustração do Google Maps mostra a localização da Estrada Mor 391, na região do Rio Acima: trecho assinalado de azul, antes do cruzamento do Rio Capivari, fica em Monte Mor. (Foto: Internet)