Vereadores rejeitam Moção de Apelo contrária ao processo de privatização da Sabesp

Moção2 27.03.2022Professor Adriel, na tribuna da Câmara, defendendo Moção contrária à privatização da Sabesp: propositura foi rejeitadaCom sete votos contrários, cinco favoráveis e duas abstenções, a Câmara rejeitou a Moção 2/2023, que pretendia fazer um apelo ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “contra qualquer forma de processo de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP)”. O texto, de autoria do vereador Professor Adriel (PT), foi votado durante a sessão ordinária desta segunda-feira (27).

Na propositura, agora rejeitada, o parlamentar afirma que seu mandato “reconhece o papel primordial da Companhia de Saneamento Básico do Estado na oferta de água e esgoto tratado ao conjunto da população paulista”. “Entendemos que a Sabesp, enquanto empresa pública, [é] de interesse público, posicionando-se, portanto, contra qualquer projeto de privatização da companhia”, afirma Adriel, destacando que a empresa atende 65% da população do estado. 

O parlamentar ainda afirma, no documento, que o Marco Civil do Saneamento impõe desafios; que, até 2033, 99% das residências precisarão ter acesso à água tratada e 90%, rede de esgoto; e que a Sabesp atende às condições e exigências legais, podendo, dessa forma, “cumprir os objetivos estabelecidos”. Na sessão, foi travado um longo debate entre o autor, favorável à Moção de Apelo, e Paranhos (MDB), contrário. Leia detalhes logo abaixo. 

FUNCIONALISMO PÚBLICO

Moção2 27.03.2022 02Para Adriel, “privatização da Sabesp, se avançar, significa uma forte política de demissão em massa dos servidores”Primeiro a discursar, Professor Adriel agradeceu a presença de servidores da Sabesp, no Plenário, e elogiou o trabalho da equipe. O parlamentar disse que a eventual privatização da Sabesp começa a ser debatida na Alesp e que, futuramente, a discussão deverá ocorrer nos municípios atendidos pela empresa. “A privatização da Sabesp, se avançar, significa uma forte política de demissão em massa dos servidores”, afirmou. 

O autor da Moção lembrou que a companhia “não tem deixado faltar água nas nossas torneiras”. E, nesse sentido, manifestou-se contra à privatização.  Citou, ainda, que a companhia gerou um lucro de cerca de R$ 3 bilhões, durante a pandemia; que se trata de uma empresa que já é de capital misto, com 49,7 % das ações privadas; e que a privatização ocasionaria a precarização dos serviços e, inclusive, aumento dos preços cobrados.

Em seu comentário, Paranhos também elogiou os servidores da Sabesp, pelos serviços prestados no município. Frisou que não é contrário aos funcionários da estatal. Afirmou, entretanto, que autarquias municipais, por exemplo, oferecem serviços de “qualidade superior” ao da Sabesp. Ele também frisou que a eventual terceirização deveria envolver a sociedade; e que, até hoje, Monte Mor possui bairros com esgoto a céu aberto. 

Foto Lado a Lado