Com autoridades e munícipes, CMA debate os problemas do transporte público

Geral 14.06.2023 CMAPlenário da Câmara, na audiência pública desta quarta-feira (14). Reclamações sobre o transporte municipal devem ser remetidas à prefeitura; sobre o intermunicipal, à EMTUA Comissão de Meio Ambiente, Educação, Cultura e Outros Assuntos (CMA) promoveu audiência pública para debater os problemas do transporte público, em Monte Mor. O evento ocorreu nesta quarta-feira (14), no Plenário. Moradores puderam participar presencialmente e também pelo E-democracia da Câmara e pelas redes sociais (reveja no YouTube).

Dentre os principais problemas elencados, constam: os pontos de ônibus sem abrigo, a má qualidade dos veículos, reclamações sobre atendimento prestado aos idosos, a precariedade da infraestrutura do terminal Geraldo Benini, a ausência de linhas no Central Park e no São Sebastião, o encerramento dos trajetos para Indaiatuba e Sumaré, e a superlotação em horários de pico. 

A audiência foi liderada pelo presidente da CMA, Professor Fio (PTB). Também participaram: Bruno Leite (UNIÃO), vice; Professor Adriel (PT); Sandro Guedes, diretor de Mobilidade Urbana; José Eduardo Toledo, chefe de Departamento de Fiscalização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos); e Nilton Vasconcelos, líder de fiscalização da empresa. 

Fio criticou a ausência de representantes da empresa Rápido Luxo e mencionou, ainda, a não participação dos secretários de Obras e de Administração e Mobilidade Urbana, todos convidados para o evento. O presidente da CMA ainda relatou problemas na prestação dos serviços, e, como os demais parlamentares, cobrou melhorias efetivas, visando atender aos anseios dos moradores.

No evento, Bruno ponderou que, devido ao grande número de reclamações dos usuários, o transporte público em Monte Mor “é um dos piores da região metropolitana de Campinas”, possivelmente. Já Adriel defendeu uma articulação do Poder Público e das empresas, para “encontrar um caminho”, visando melhorias no serviço e inclusive a eventual redução das tarifas. 

O diretor de Mobilidade reconheceu deficiências nos pontos de ônibus e afirmou que o assunto está em análise; citou melhorias, como a criação de cartão para uso dos idosos, no transporte; e destacou a dependência de mais recursos e subsídios para garantir melhorias. Sandro ainda disse que fará uma análise sobre a viabilidade de ônibus para o Central Park, e sobre a superlotação.

José Eduardo mencionou que a EMTU disponibiliza canais diversos, de Ouvidoria, para recebimento de demandas - mas disse que, este ano, foram registradas somente 24 reclamações sobre as linhas intermunicipais que atendem Monte Mor. Ele ainda explicou que o baixo número de passageiros levou à suspensão das linhas que ligavam o município a Sumaré e Indaiatuba. 

Foi esclarecido, na audiência, que demandas relacionadas aos ônibus municipais podem ser remetidas ao Poder Executivo (telefone 3879 9882, e-mail mob.urbana@montemor.sp.gov.br, e presencialmente). Já em relação aos veículos do transporte intermunicipal, as reclamações podem ser enviadas à EMTU (0800 724 0555 e nos canais na internet, incluindo as redes sociais). 

GALERIA DE IMAGENS

Foto Lado a Lado