Autor de Lei sobre o assunto, Adriel destaca importância de celebrar a matriz indígena

ProfAdrielDiscurso 16 08 2023 MG 6717Segundo o vereador Professor Adriel, a Feira Municipal reuniu mais de dez etnias indígenas, “celebrando a matriz indígena e rememorando a sua importância”O vereador Professor Adriel (PT) é autor do Projeto que deu origem à Lei 2833/2021, que instituiu o Dia Municipal dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 9 de agosto. Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (16), o parlamentar agradeceu a todos os envolvidos na Feira dos Povos Indígenas, realizada no final de semana, na cidade, em atendimento à norma.

O parlamentar citou a atuação da Diretoria de Cultura e Turismo. E disse que o evento reuniu mais de dez etnias indígenas, “celebrando a matriz indígena e rememorando a sua importância”. Para ele, a iniciativa suscita o debate sobre o assunto - já que, além da matriz europeia, muito abordada, as matrizes africana e indígena, pouco citadas, contribuíram muito para a construção do país. 

No pronunciamento, Adriel lembrou que o Museu Elisabeth Aytai possui, inclusive, um rico acervo dessa cultura. Segundo a prefeitura, a Feira Indígena contou com manifestações culturais de diferentes etnias dos povos originários do Brasil, “especialmente aqueles que marcaram a formação da região de Monte Mor e do estado de São Paulo, como Pataxó, Krenak, Caingang, Kuikuro, Tikuna, Mbya e Tupy”. 

VALORIZAÇÃO DA ETEC

Adriel se comprometeu a indicar emenda impositiva ao Orçamento de 2024, visando garantir a aquisição de um container para instalação de um Laboratório Maker na Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor. A iniciativa, frisou, visa garantir a expansão das atividades de pesquisa da unidade, tendo em vista que a escola recebeu os equipamentos, mas não tem espaço para instalá-los. Ele lembrou que a escola - que conta com cerca de 700 estudantes - tem “tradição de pesquisa”, incluindo diversos troféus, como o do Prêmio Jovem Cientista. 

Foto Lado a Lado