Câmara aprova verba de R$ 656 mil, visando estudos para implantação de represa

RioCapivari prefeitura 16.02.2022Segundo o Poder Executivo, a verba pública será destinada à Projeto para Regularização de Vazões do Rio Capivari Mirim, em Monte Mor (Foto ilustrativa: Prefeitura - 16/02/22)Na sessão ordinária desta segunda-feira (1º de abril), os vereadores aprovaram por unanimidade os Projetos de Lei (PL) 24/2024 e 26/2024, de autoria do Poder Executivo. As proposituras direcionam recursos públicos, totalizando cerca de R$ 656,7 mil, visando estudos para a possível implantação de uma represa no Rio Capivari Mirim, em Monte Mor.

O PL 54 trata da verba federal de R$ 517 mil, oriunda de excesso de arrecadação. Já o PL 26 consiste na contrapartida de R$ 139,6 mil, dada pelo município, a partir de remanejamento de outras dotações orçamentárias da pasta do Meio Ambiente. Conforme consta dos dois Projetos, as verbas serão destinadas ao “Projeto para Regularização de Vazões” do Rio.

A prefeitura destaca que “o projeto mencionado é para: Estudos, planos, projetos e obras para implantação, expansão ou adequação de estruturas hidráulicas para aumento da segurança hídrica – Projetos para regularização de vazões em mananciais de abastecimento público – [e] Abastecimento e segurança hídrica na bacia do Rio Capivari Mirim, no município”.

“A futura independência hídrica da cidade passa, a princípio, por esses dois Projetos”, comentou Professor Adriel (PT), citando a relevância das duas proposituras e destacando que as mesmas foram debatidas em audiência pública na Câmara. “A futura represa de captação de água potável de Monte Mor passa pelo sucesso desse projeto”, completou o parlamentar.

Professor Fio (PT) também citou a participação na audiência da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), realizada no dia 19 de março, na qual o assunto foi “bem explanado” pelo Poder Executivo. “É necessário [tal estudo] para essas instalações futuras [...], hídricas, que podem melhorar [o cenário de captação de água] para a nossa cidade”, frisou.