Citando filas extensas na vacinação de idosos contra a Covid-19, Wal da Farmácia pede “mais organização” à Secretaria de Saúde

WalDaFarmácia 01.03.2021 2No pronunciamento, Wal também disse que verificou que a Unidade de Saúde possui poucos funcionários03/03/2021 - A vereadora Wal da Farmácia (PSL) critica a ocorrência de “filas extensas”, na Unidade de Saúde Central, durante a vacinação de idosos contra a Covid-19. Em discurso na sessão ordinária desta segunda-feira (1º), a parlamentar relatou o problema, que foi constatado por ela, presencialmente, naquela data. A íntegra do discurso está disponível neste link do YouTube.

No pronunciamento, Wal também disse que verificou que a Unidade de Saúde possui poucos funcionários - apesar de concentrar atendimentos diversos. Criticou, ainda, o fato de que moradores da região dos bairros tenham precisado se deslocar ao Centro, devido à falta de informação - já que as UBSs do Colina e do São Clemente, que também tinham a vacina, ficaram vazias.

“Conversei com o secretário de saúde [Silvio Corsini] no domingo, com medo de que acontecesse o que aconteceu hoje”, afirmou a vereadora, denunciando que se deparou, no local, com uma completa “desorganização com a vacinação”, por parte da pasta. A parlamentar também agradeceu às equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, por ter auxiliado na orientação dos idosos, já nas filas.

Ainda segundo Wal, durante visita a Unidade Central, o secretário de Saúde havia se comprometido a resolver o problema da falta de funcionários, para garantir agilidade na vacinação, o que não ocorreu. “Ele mentiu para uma vereadora. E mentir para uma vereadora é mentir para a população”, criticou, lamentando que idosos com mais de 80 anos tenham precisado aguardar, nas filas, com banquinhos.

PERIGO

Wal também criticou o fato de que a Unidade de Saúde Central contemple inclusive o Centro de Covid - ou seja, recebe pacientes acometidos pela doença. E defendeu a separação do serviço, minimizando o risco de contágios, já que, segundo ela, pessoas que procuraram a unidade com suspeita de coronavírus circulavam, na segunda-feira, entre as filas dos idosos, que aguardavam a vacinação. A vereadora também voltou a criticar a falta de transparência na divulgação de informações da Secretaria de Saúde. “Está faltando informação para a população”, disse.

AGRADECIMENTO

No pronunciamento, a parlamentar ainda agradeceu ao deputado federal Júnior Bozzela (PSL), pelo pronto atendimento a um pedido de emenda parlamentar, feito pelo seu gabinete e que foi mencionado em discurso na última semana. “A nossa saúde precisa”, concluiu.