Luta pela vida e mobilização pelo fim da violência contra as mulheres são destaques de Projetos aprovados na Câmara

Geral 03.05.2021Plenário da Câmara: sessão foi realizada sem a presença de público externo, devido à pandemia04/05/2021 - Por unanimidade, o Plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira (3) dois Projetos de Lei (PL) de autoria da vereadora Wal da Farmácia (PSL). As proposituras tratam da criação de datas alusivas à luta pela vida, no contexto da pandemia; e à mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. As votações ocorreram durante a sessão ordinária (assista ao vídeo na íntegra).

“A gente está numa pandemia. E nesse momento é crucial lutar contra esse vírus”, disse Wal, lembrando que o PL 32/2021 institui o dia 17 de março como o “Dia Municipal de Luta pela Vida”. A data faz referência ao dia em que ocorreu a primeira morte pela Covid-19 no país, há um ano. A propositura também cita a evolução dos casos da doença, inclusive em Monte Mor, nesse período.

Já o PL 36/2021 institui a data de 6 de dezembro como o Dia Municipal da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. “Não é só a violência física. É também a verbal, a emocional, a psicológica”, WalDaFarmacia 03.05.2021Wal, sobre o PL aprovado: “Não é só a violência física. É também a verbal, a emocional, a psicológica”destacou a autora, em discurso, lembrando que o Projeto vai ao encontro de iniciativas aprovadas anteriormente pela Casa, como o Ceamo (Centro de Apoio à Mulher Operosa)

“A desigualdade de gênero não é assunto somente no que tange à violência doméstica, crime que vai desde a ameaça ao feminicídio. Infelizmente, ela continua enraizada na nossa sociedade e mulheres sofrem com a discriminação”, diz a vereadora, em trecho do PL 36. A data faz referência ao dia em que estudantes foram assassinadas em Montreal, no Canadá, num histórico caso de feminicídio.

IMPORTÂNCIA

Vereadores comentaram a relevância das proposituras. Sobre o PL 32, Andrea  Garcia (PTB) parabenizou a autora pela iniciativa; Paranhos (MDB) elogiou o “olhar sensível” da parlamentar, para a temática; e Professor Fio (PTB) destacou que a luta pela vida é “ampla e constante”.

Sobre o PL 36, de combate à violência doméstica, Andrea destacou que será uma “semana importante”, e defendeu atuação conjunta para viabilizar as atividades. Já Bruno Leite (DEM) sugeriu união do CRAS e de entidades como o Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, nesse combate à violência.

Beto Carvalho (DEM) destacou a importância de se efetivar denúncias. “Mulheres, não fiquem caladas”, complementou  Wal da Farmácia. Já Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, lembrou que tal luta tem o apoio do Poder Legislativo. “Essa causa é nossa”.