Município terá Semana de atividades para valorizar profissionais da educação, prevê PL aprovado

ProfessorFio 12.07.2021 PLPara Professor Fio, Projeto de Lei aprovado “é uma forma de agradecer o trabalho feito, que é bem árduo”Monte Mor terá, anualmente, uma Semana Municipal de Valorização dos Profissionais da Educação. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 71/2021, de iniciativa do vereador Professor Fio (PTB), aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (12). O PL cita a realização de fóruns, debates, palestras, seminários, capacitações e a divulgação de material informativo visando ao envolvimento das instituições de ensino, com o intuito de valorizar esses profissionais. As atividades deverão ser realizadas na segunda semana de outubro - mês em que é comemorado, nacionalmente, o Dia do Professor. 

Na justificativa do Projeto, Professor Fio destaca “a importância dos profissionais da educação na construção de uma sociedade mais justa”. E salienta que a propositura tem o objetivo de “promover o debate sobre o tema, discutir os problemas, desafios, dilemas e experiências enfrentadas por esses profissionais, bem como buscar ações que visam à valorização, em especial dos que dedicam sua vida, o seu conhecimento, na execução de programas e políticas públicas por intermédio da educação”. O PL, que prevê a inclusão da Semana no calendário oficial do município, segue agora para sanção do prefeito. 

TRABALHO ÁRDUO

“Principalmente nesse momento de pandemia esses profissionais foram excepcionais. Fazem milagres, têm que ensinar online. Tem toda cobrança em cima deles, é busca ativa [estratégia adotada para evitar a evasão escolar], é [a atuação constante visando] resgatar o ensino público. E não é fácil”, citou Professor Fio, salientando que o Projeto tem o objetivo de valorizar todos os profissionais da área da educação, sendo “uma forma de agradecer o trabalho feito, que é bem árduo”.

Andrea Garcia (PTB) também ressaltou a importância do Projeto, citando as dificuldades de se atuar com jovens e adolescentes, inclusive. “A educação pode transformar a vida das pessoas, que podem mudar o mundo”, complementou Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, lembrando que Fio foi, inclusive, seu professor na Escola Cônego. Já Beto Carvalho (DEM) citou nominalmente as suas quatro professoras primárias, e pediu que os jovens respeitem mais os professores.

Professor Adriel (PT) comentou a importância da iniciativa, inclusive para a democracia, para a participação popular e para a construção de políticas públicas. “A educação move o país, constrói a sociedade”, afirmou. “Ser professor não é fácil”, disse Milziane Menezes (PSDB), citando a dedicação dos profissionais e ressaltando o seu respeito à classe. Já Paranhos (MDB) lembrou que o PL se faz necessário devido à atual desvalorização, e defendeu que a secretaria responsável realize as atividades.

O vereador Bruno Leite (DEM) manifestou respeito e carinho por todas as classes profissionais, em especial a dos professores. “Muito mais do que homenagear, a gente precisa valorizar”, disse Camilla Hellen (Republicanos), lembrando que os professores inclusive disseminam valores. “Não existiria profissão nenhuma, se não houvesse os professores”, concordou Nelson Almeida (Solidariedade). Altran (MDB) e Pavão da Academia (MDB) também parabenizaram o autor do Projeto, pela iniciativa. 

Foto Lado a Lado