Em Moção de Pesar, Câmara presta homenagem ao empresário e ex-vereador Dino da Conceição

dino conceiçãoO empresário e ex-vereador (1997/2000) Dino da Conceição. Foto: Funerária Monte MorNa sessão ordinária desta segunda-feira (16), a Câmara aprovou a Moção 36/2021, de Pesar pelo falecimento de Edinaldo Ferreira de Souza, conhecido como Dino da Conceição. Vereador em Monte Mor na 13ª Legislatura (1997/2000), pelo extinto PFL, ele faleceu no último dia 26 de julho, aos 61 anos. A propositura, que foi aprovada por unanimidade, é de autoria do vereador Bruno Leite (DEM).

Na Justificativa da Moção, Bruno Leite destaca que Dino era natural de Mauá-SP, “e migrou para Monte Mor, acompanhando a família, em 1980”. O parlamentar também ressalta que o homenageado atuou inicialmente como prestador de serviços de carretos e “turmeiro”, no município; e, em 1989, fundou, “com o irmão Elias e os seus pais”, a empresa de ônibus Viação Conceição.

“É um homem que empreendeu na cidade, que gerou emprego, que lutou muito. Foi vereador nesta Casa [...] e deixa uma história muito bonita. Eu acho que histórias como essas têm que ser valorizadas, tem que ser contadas aqui, principalmente de uma pessoa do caráter do senhor Dino”, comentou o vereador, em discurso no Plenário, minutos antes da apreciação da Moção de Pesar. 

EMPRESÁRIO

BrunoLeite 16.08.2021Bruno Leite, autor da Moção de Pesar: o homenageado “deixa uma história muito bonita”No texto da propositura, Bruno também destaca que a Viação fundada operava inicialmente com o transporte de trabalhadores de empresas; a partir de 1993/1994 passou a fazer o transporte de passageiros, em linhas que atendem bairros como Jardim Moreira, São Clemente e Popular Nova; e, até o início dos  anos 2000, prestou serviços à prefeitura, no transporte de estudantes da rede pública.

“Homem trabalhador, devoto à família e uma pessoa que ajudou muitos na cidade durante a sua trajetória, o Dino da Conceição [...] participou ativamente do desenvolvimento de Monte Mor nas últimas décadas, deixando um exemplo a ser seguido”, afirma o parlamentar. O homenageado também ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara, durante seu mandato.  

DESBRAVADOR

“Quem morou em bairros sabe que ele foi o desbravador do transporte público em Monte Mor. E um vereador atuante também”, ressaltou Beto Carvalho (DEM), cumprimentando os familiares do homenageado e lembrando que o mesmo foi integrante do extinto PFL, partido que posteriormente se transformou no Democratas. “Uma Moção de Pesar é um gesto simples desta Casa, em respeito à memória do Dino, que um dia foi um vereador como nós, e que certamente deixou seu legado de luta, de trabalho”, complementou Professor Adriel (PT), durante a discussão da Moção de Pesar. 

Foto Lado a Lado