Wal pretende investigar denúncia de que veículos da Covid estariam sendo utilizados em outras pastas

WalDaFarmacia 08.09.2021 4“Se essa Casa já doou dois carros do Legislativo para usar no Covid, e os outros carros? Estão em outras pastas?”, perguntou WalA vereadora Wal da Farmácia (PSL) afirmou nesta quarta-feira (8), na sessão Câmara, que o secretário municipal de Saúde, Sílvio Corsini, está “desmantelando” a pasta. No pronunciamento, a parlamentar também disse que vai apurar uma denúncia de que veículos para uso no combate da pandemia da Covid-19 estariam sendo utilizados em outras áreas, inclusive na secretaria de Esportes.

Wal lembrou que, recentemente, a Câmara formalizou a cessão de dois carros à prefeitura, visando fortalecer as políticas municipais de enfrentamento da pandemia da Covid-19. “E os outros carros do Covid? [...] Se essa Casa já doou dois carros do [Poder] Legislativo para usar no Covid, e os outros carros? Estão em outras pastas?”, perguntou ela, manifestando sua indignação.

Na sessão ordinária, a parlamentar ainda citou reunião realizada naquela data, na Câmara, com o secretário de Saúde. “Eu não compareci […] Porque ele iria mentir novamente, para nós, vereadores”, afirmou, referindo-se às divergências entre as informações apresentadas pelo secretário, em sessão recente da Casa, e aquelas transmitidas pelo presidente do Conselho de Saúde, Edmilson Monteiro.

Para a vereadora, na vinda do secretário à Câmara, no começo de agosto, a convite do seu gabinete,“ficaram claras as inverdades”: “sobre as ambulâncias, sobre o processo seletivo da UPA, entre outras”, relatou. “O secretário disse que vai destituir o Conselho. Então, eu fiquei com essa surpresa, hoje. E vou verificar o motivo dessa abordagem que o secretário vai tomar”, acrescentou.

DIVERGÊNCIAS

As divergências de informações dizem respeito à polêmica envolvendo boatos de que teria ocorrido um processo seletivo sigiloso, visando à contratação de profissionais da área de saúde para atuar na UPA do Jardim Paulista. Em reunião recente com vereadores, o presidente do Conselho de Saúde disse ter conhecimento de que pessoas realizaram de fato o processo seletivo (o que foi negado pelo secretário, em sessão da Câmara no início de agosto).

No discurso na sessão desta semana, Wal também deixou registrado o seu apoio aos profissionais da rede pública municipal de saúde. Disse estar “entristecida” com a fila ocorrida na data, na Policlínica Municipal, conforme registrado em fotos recebidas pelo seu gabinete. E pediu que o prefeito escute os vereadores e a população. “O seu secretário chegou aqui e desmantelou a saúde, mexeu em tudo [...] Em time que se ganha não se mexe”, afirmou a parlamentar, na Câmara.