“Precisamos de mais ginecologistas nas UBSs”, diz Wal, citando PL sobre endometriose

WalDaFarmácia 02.05.2022 02“As enfermeiras estão de parabéns, fazem o que podem. Mas precisamos de mais ginecologistas nas UBSs”, disse Wal da FarmáciaA vereadora Wal da Farmácia (PSL) é autora do Projeto de Lei (PL) 67/2022, que pretende incentivar a criação de políticas públicas visando ao tratamento e prevenção da endometriose. Na sessão ordinária da última segunda-feira (2), data em que a propositura passou pela fase de leitura, no Expediente, a parlamentar comentou a importância da iniciativa.

“A endometriose é uma doença inflamatória, causada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se deslocam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar, provocando sangramento”, diz trecho do Projeto, que ainda será remetido às Comissões e ao Plenário, para apreciação.

No pronunciamento, Wal salientou que o PL pretende “chamar a atenção para o problema da doença”, incentivando o diagnóstico precoce, o tratamento integral e a divulgação de informações e orientações, à sociedade. A parlamentar afirmou, entretanto, que a saúde do município “está ainda precária”. “E precisamos de ginecologistas para isso”, completou.

“As enfermeiras estão de parabéns, fazem o que podem. Mas precisamos de mais ginecologistas nas UBSs [Unidades Básicas de Saúde]”, afirmou a parlamentar. “Muitas mulheres vão nos postinhos e sofrem com essa doença”, disse. Ela lembrou que a endometriose é abordada, inclusive, em lei federal datada de abril, ainda fora da vigência.

LEGISLAÇÃO

A Lei Federal 14324/2022, que foi sancionada em 12 de abril e que deverá entrar em vigência em 180 dias, “institui o dia 13 de março como Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose”, a ser comemorada no mesmo período. O PL 67/2022, de Wal da Farmácia, cria o “Dia Municipal de Luta Contra a Endometriose”, a ser celebrado na mesma data que a proposta na lei federal; e a “Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose”, que incentiva a realização anual de atividades preventivas, nesse mesmo período.