Maio Laranja: Camilla destaca importância do combate ao abuso e à exploração sexual infantil

CamillaHellen 23.05.2022 02“Na maioria das vezes, o abusador está dentro das casas, dentro dos lares”, alertou Camilla Hellen, sobre abuso e exploração sexual infantilDezoito de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Intitulada Maio Amarelo, a campanha que visa conscientizar a sociedade sobre o problema foi destacada pela vereadora Camilla Hellen (Republicanos), na sessão ordinária da última segunda-feira (23). A parlamentar ressaltou a importância de se falar e divulgar o assunto.

“A gente vê que no município, e principalmente com a pandemia, houve um aumento nos casos de abuso e exploração sexual infantil”, disse Camilla, no pronunciamento, destacando que atuou, por alguns anos, na Casa Abrigo, inclusive. A parlamentar também comentou a importância do ambiente escolar, já que professores podem perceber tais situações de abuso.

“O primeiro olhar sempre é visto dentro da sala de aula, os professores são muito importantes nesse momento”, relatou a vereadora. Ela também pediu a atenção dos familiares, pois, “na maioria das vezes, o abusador está dentro das casas, dentro dos lares” - como no caso de parentes, amigos e pessoas próximas à família. “As nossas crianças têm sofrido”, disse.

Camilla ainda recomendou que, ao notar um comportamento diferente da criança – que “às vezes fica mais retraída, mais cabisbaixa, chorosa” – é importante que todos deem atenção ao problema. “Porque, realmente, isso pode ser um sinal”, explicou a vereadora, que também citou a relevância de se divulgar as ações do Maio Amarelo, junto à sociedade.

SERVIDORES

Camilla ainda comentou duas proposituras de sua coautoria: a Indicação 185/2022 - que reivindica “o aumento da bolsa auxílio-desemprego dos colaboradores que atuam na Frente de Trabalho”- e a Indicação 186/2022 - que pede o “aumento do Regime Especial da Guarda Municipal de 50% para 100% de adicional sobre o salário base” desses profissionais. Ela salientou a importância de que tais melhorias sejam implementadas pelo Poder Executivo.