Reunião sobre segurança pública foi inédita e definiu responsabilidades de setores, diz Paranhos

Paranhos 22.08.2022 02Segundo Paranhos, “tirar a segurança pública do nosso município e do nosso Estado desse calabouço” precisa ser uma “questão de honra”O vereador Paranhos (MDB) considera que a reunião que debateu aspectos relacionados à segurança pública, após “crime hediondo de estupro que aconteceu no centro de Monte Mor”, foi “algo inédito nesta Casa”. O encontro, agendado pelo vereador Vitor Gabriel (PSDB), ocorreu no Plenário da Câmara, na última sexta-feira (19), e reuniu diversas autoridades, inclusive vereadores, além de representantes da sociedade civil e familiares da vítima.

Em pronunciamento na sessão ordinária desta segunda-feira (22), Paranhos elogiou Vitor, pela reunião. E destacou a presença de nove secretários municipais, e de representantes do Conselho Tutelar, da Polícia Civil e da Polícia Militar. Para o vereador, o encontro demonstrou as responsabilidades de cada setor, como o de Obras (pela iluminação pública), Educação (garantia do transporte escolar) e Desenvolvimento Social (assistência à vítima).

O parlamentar também voltou a defender o desvendamento do crime, com a consequente prisão dos acusados. Disse que apesar das melhorias efetuadas na Guarda Civil Municipal, nos últimos 30 anos, a segurança pública em si “não melhorou”, dadas as deficiências da Polícia Civil, que sofre com baixo número de investigadores, inclusive. Ele ressaltou a importância de se cobrar o Estado. “Pela primeira vez demos início a isso”, afirmou.

Paranhos ainda disse que, quando se consideram crimes como estatísticas, o Poder Público só os enxerga quando os casos se tornam numerosos. “Era uma pessoa, era uma jovem, era uma adolescente [...] Nós precisamos deixar de considerar pessoas como estatística”, afirmou, manifestando solidariedade. “Tem que ser questão de honra, para nós, tirar a segurança pública do nosso município e do nosso Estado desse calabouço”, completou.