PL aprovado estimula a detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero

MilzianeMenezes 12.09.2022 Pl100 02“Quando [se] detecta a doença no início, a chance de cura é bem maior”, destacou Milziane Menezes, autora do Projeto que cria o Outubro Rosa no municípioÉ de autoria da vereadora Milziane Menezes (PSDB) o Projeto de Lei (PL) 110/2022, que “dispõe sobre o mês Outubro Rosa, para prevenção e detecção precoce de câncer de mama e [do câncer do] colo de útero no município”. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (12), e segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB).

O PL prevê que as atividades desenvolvidas no mês de outubro tem o objetivo de “alertar e promover o debate sobre os temas”, “contribuir para a redução dos casos oncológicos” e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo mulheres e instituições públicas e privadas, “visando ampliar o debate sobre o problema e formas de prevenção”.

“Quando [se] detecta a doença no início, a chance de cura é bem maior”, destacou Milziane, em comentário antes da votação. A parlamentar sugeriu ações diversas, de prevenção, nas unidades de saúde, inclusive com palestras, sorteios de brindes e café da manhã para a comunidade envolvida. “É de extrema necessidade para o nosso município [a ação preventiva contra o câncer]”, frisou.

O Projeto também prevê que “nas edificações públicas municipais, sempre que possível, será procedida a iluminação em rosa e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização, alusiva ao tema, durante todo o mês de outubro”. A propositura revoga a Lei 1804/2013, que havia criado a “Semana Municipal de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama e câncer de colo de útero”.

CHANCES DE CURA

Painel 12.09.2022 PL100Sistema eletrônico de votação: PL foi aprovado por unanimidade“O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia. O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico”, afirma Milziane, na Justificativa do Projeto de Lei. A parlamentar também destaca que o câncer de colo do útero, “o segundo que mais mata mulheres no Brasil”, apresenta “alto potencial de cura” - de cerca de 100%, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer - “se descoberto no início”.