Plenário define Mesa Diretora para 2023/2024: chapa encabeçada por Altran é eleita

12.12.2022 Mesa 01A Mesa Diretora eleita, na ordem dos assentos no Plenário. Da esquerda para a direita: Professor Fio, 2º secretário; Beto Carvalho, vice-presidente; Altran, presidente; e Wal da Farmácia, 1ª secretária. Parlamentares tomam posse nos cargos em 1º de janeiroO vereador Altran (MDB) será o novo presidente da Câmara, a partir de 1º de janeiro de 2023. Durante votação realizada na sessão ordinária desta segunda-feira (12), a Chapa 1, encabeçada pelo parlamentar, obteve 9 votos e conquistou a vitória. Junto com ele, foram eleitos os vereadores Beto Carvalho (UNIÃO), vice-presidente; Wal da Farmácia (UNIÃO), 1ª secretária; e Professor Fio (PTB), 2º secretário, que compuseram a chapa vencedora.

A eleição ocorreu após o anúncio das chapas registradas e do sorteio da ordem de votação, que foi aberta e nominal - ou seja, na ordem sorteada, cada parlamentar usou o microfone para proferir seu voto. Concorreram com os vencedores os integrantes da Chapa 2, composta pelos vereadores Andrea Garcia (PTB), candidata à Presidência; Alexandre Pinheiro (PTB), vice; Professor Adriel (PT), 1º secretário; e Camilla Hellen (Republicanos), 2ª secretária.

Familiares de Altran estiveram presentes no Plenário, acompanhando a sessão plenária. Após o resultado, o parlamentar - e demais integrantes da Mesa Diretora eleita - receberam os cumprimentos de vereadores, assessores e demais presentes. O futuro presidente da Câmara chegou a se emocionar, em alguns momentos. Em entrevista à imprensa, ele agradeceu aos parlamentares, especialmente aos que o elegeram com essa “votação expressiva”.

VOTAÇÃO

12.12.2022 Mesa 02O vereador Altran, presidente eleitoAlém dos seus próprios integrantes, votaram na Chapa 1 os vereadores Bruno Leite (UNIÃO), João do Bar (MDB), Nelson Almeida (Solidariedade), Paranhos (MDB) e Vitor Gabriel (PSDB). Já a Chapa 2 obteve os votos de seus próprios integrantes e, também, dos vereadores Pavão da Academia (MDB) e Milziane Menezes (PSDB). Esse resultado nominal consta na internet, no SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) da Câmara.

No depoimento à imprensa, após a sessão, o presidente eleito também falou sobre a responsabilidade de comandar a Casa. “Vamos ter dois anos para fazer um trabalho [...] em prol da população, isso eu acho muito importante”, disse Altran. Ele ainda agradeceu à população por ter confiado a ele uma cadeira no Poder Legislativo, e aos pares, pela eleição para a Presidência. Veja, na próxima reportagem, a biografia dos integrantes da futura Mesa.