“Estudantes visitam a Câmara”: em 2023, projeto da Elemmor vai motivar a escrita de artigos

Geral Elemmor 27.01.2022Reunião debateu a edição de 2023 do Estudantes Visitam a Câmara: projeto é importante para o processo de aprendizagem dos alunos em relação à política, afirma a ElemmorO termo de parceria entre o Poder Legislativo e a Secretaria Municipal de Educação será renovado, visando à continuidade do projeto “Estudantes Visitam a Câmara”, que teve início em 2022. A decisão foi tomada na última sexta-feira (27), durante reunião na Casa. Além disso, decidiu-se que será feita a inclusão de professores de Língua Portuguesa, no projeto, em 2023, para motivar os alunos da rede pública a escrever artigos sobre as visitas.

A reunião contou com a presença de integrantes da Escola do Legislativo (Elemmor), responsável pelo projeto, além do presidente da Câmara, vereador Altran (MDB). Também participaram a secretária de Educação, Sandra Bruzon, e a coordenadora pedagógica, Livia Sgarbosa. As visitas, feitas por estudantes do 9º ano das escolas públicas municipais, devem se iniciar em março, conforme cronograma a ser apresentado pela Secretaria.

“O melhor artigo de cada turma será enviado para [a] Escola do Legislativo, para ajudar na avaliação do projeto e [na avaliação da] percepção dos alunos sobre a visita realizada. O melhor artigo será decidido pela professora de Língua Portuguesa, após sua avaliação”, diz Márcio Ramos, diretor da Elemmor, sobre o incentivo à escrita que será incorporado ao projeto, neste ano. Veja, neste site especial, informações e fotos das visitas de 2022.

AVALIAÇÃO

Conforme a Escola do Legislativo, a edição do ano passado foi importante para o processo de aprendizagem dos alunos em relação à política, especialmente sobre a organização da cidade. A iniciativa ainda “despertou curiosidades e provocou falas sobre a Câmara, no interior das escolas”, afirma o diretor da Elemmor, que participou da reunião na companhia de Marcos Roberto, secretário da Elemmor, e Gisele Pereira e Silvia Evangelista, membros.

Em fevereiro, deverá ser editado um Ato da Mesa Diretora da Câmara, autorizando a parceria com a Secretaria de Educação. Além disso, a secretaria deverá apresentar o cronograma de visitas, que ocorrerão sempre às quartas ou quintas-feiras, sendo uma turma por semana; e, ainda, realizar reuniões com professores, para organizar os trabalhos. Caberá à Elemmor fazer a definição do material de apoio pedagógico e didático a ser utilizado no projeto.