Moção homenageia professora por atitude heroica em tentativa de ataque a escola

Moção14 13.03.2023 02A professora Andrea Regina de Melo, homenageada“Na manhã do dia 13 de fevereiro de 2023, a Escola Vista Alegre foi alvo de uma tentativa de atentado terrorista com bombas caseiras. O adolescente de 17 anos foi detido e portava uma machadinha e garrafas com combustível. Houve duas explosões, mas ninguém se feriu”. 

O trecho consta da Moção 4/2023, de Aplausos à professora Andrea Regina de Melo - profissional que, numa “atitude heroica diante da tentativa de ataque”, fechou o portão da unidade de ensino, “evitando uma grande tragédia”, afirma trecho do documento.

De iniciativa do vereador Professor Fio (PTB), a propositura foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (13). Andrea esteve presente na Câmara, foi aplaudida de pé pelos presentes e cumprimentada pelos parlamentares, inclusive o autor da homenagem. 

A tentativa de ataque ao prédio da escola teve grande repercussão. Na Moção, os vereadores também manifestam “solidariedade a todos os profissionais e alunos que passaram por momentos de tensão e precisam de muito suporte para superar o trauma, que não é fácil”.

Fio usou a tribuna da Câmara para abordar o assunto. Ele leu a íntegra da propositura. E agradeceu aos profissionais que “estiveram ali, naquele momento”; e à professora homenageada, não só pela atuação no episódio, mas pela “grande profissional” que é. 

O CASO  

Moção14 13.03.2023 03Professor Fio, autor da Moção, cumprimenta AndreaA Moção de Aplausos detalha o ocorrido. “O caso viralizou por toda a mídia, muitos vídeos e fotos sobre o caso se espalharam por todas as redes sociais. E um vídeo em especial nos chamou a atenção, pois o jovem infrator jogou a bomba na direção da porta de acesso da escola para possivelmente abrir e entrar no local, todos ficaram apavorados e realmente a porta de acesso se abre com a explosão”, diz o texto. 

“A câmera interna do prédio mostrou que muitos ficaram assustados e sem reação, outros foram em busca de um local seguro, mas antes que o autor do atentado pudesse entrar no local, a professora Andrea Melo agiu colocando a sua vida em risco, correu para a direção da porta a trancando novamente, evitando assim o pior e protegendo a todos que estavam no local”, completa o vereador, na propositura aprovada.

Além do autor, Paranhos (MDB), Camilla Hellen (Republicanos), Professor Adriel (PT), Vitor Gabriel (PSDB), Bruno Leite (UNIÃO), Andrea Garcia (PTB), Pavão da Academia (MDB), Beto Carvalho (UNIÃO), Wal da Farmácia (UNIÃO), Alexandre Pinheiro (PTB) e Altran (MDB), presidente da Câmara, comentaram a homenagem. Ao final, Fio e Beto andaram de skate no Plenário (skatistas, alguns ex-alunos de Andrea, estavam presentes). 

 AS IMAGENS

Foto Lado a Lado