Plenário aprova Projetos que dão nome a ruas do bairro Chácaras Recreio Planalto

Familiares PLs18e19 2023Professor Fio e seu assessor parlamentar, acompanhados de familiares de José Carlos Benincasa e Maria Luiza Hatamoto - que foram homenageados em Projetos de Lei que dão nome a vias públicas da cidadeNa sessão ordinária desta segunda-feira (3), os vereadores aprovaram por unanimidade dois Projetos de Lei (PLs) que dão nome a duas ruas do bairro Chácaras Recreio Planalto. As proposituras são de iniciativa do vereador Professor Fio (PTB).

O PL PL) 18/2023 dá o nome de José Carlos Benincasa para a antiga Rua Quinze, do bairro. Já o PL) 19/2023 homenageia Maria Luiza Hatamoto, dando seu nome a Rua Dezesseis, do bairro. Familiares dos homenageados estiveram no Plenário, acompanhando a sessão.

O autor das proposituras usou a tribuna para discursar, destacando a importância dos Projetos de Lei. Ele lembrou que, por trás de um nome de rua, há sempre uma “história de vida e de ensinamentos”. “Fica essa singela homenagem”, pontuou Fio, num dos seus discursos.

AS HOMENAGENS

Natural de Campinas, José Carlos Benincasa “atuou na área da saúde por 30 anos, inicialmente na Unicamp e posteriormente no Departamento Médico da Robert Bosh, onde se aposentou em 1992”, destaca Professor Fio, na Justificativa do PL 18.

Ainda conforme o texto, o homenageado adquiriu um “pedacinho de chão” na rua que levará o seu nome, em 1993 - e, nesse terreno, construiu sua residência, com a esposa, passando a residir no bairro, a partir de então. Ele morreu em janeiro de 2019.

RUA DEZESSEIS

ProfessorFio PLs18e19 03.04.2023 02O vereador Professor Fio, autor das propositurasA senhora Maria Luiza Hatamoto nasceu em 1934, em Joinville (SC). “Ainda criança mudou com a família para o Estado de São Paulo, casou-se aos 14 anos com Yoshiaki Hatamoto, e mudou-se para a cidade de Campinas, teve sete filhos”, diz a Justificativa do PL 19.

Ainda segundo o texto, um dos filhos “mudou-se em 16 de junho de 1999, para a rua 16, nº 81, na Chácaras Planalto, em Monte Mor, portanto, há 23 anos, [local] onde a Sra. Maria Luiza amava passar os finais de semana”. A propositura perpetua seu nome nessa via.

MAIS VOTAÇÕES

Na sessão, também foi aprovada por unanimidade a Emenda Modificativa 1/2023, que faz correção na redação de artigo do PL 18 - propositura que, inclusive, foi destacada pela vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO) e pelo presidente da Câmara, Altran (MDB).