Vereadores rejeitam Requerimento que pedia informações sobre o cemitério municipal

Requerimento 20 17 04 2023Painel de votação; Requerimento foi rejeitadoO Requerimento 20/2023, do vereador Bruno Leite (UNIÃO), foi rejeitado com oito contrários e cinco votos favoráveis, na sessão ordinária desta segunda-feira (17). A propositura pretendia cobrar informações da prefeitura sobre o cemitério municipal.

O documento rejeitado questionava, dentre as perguntas, a “situação atual” do cemitério “em relação à infraestrutura, manutenção e conservação”. Perguntava, ainda, a capacidade atual do espaço e a maneira como é feita a “gestão dos espaços disponíveis”, pela prefeitura.

O Requerimento ainda pretendia saber se existe previsão de investimentos na infraestrutura do atual cemitério; se há previsão de investimentos para a construção de um novo espaço, no município; e, ainda, se existe disponibilidade de terreno para viabilizar essa construção.

Bruno disse que foi procurado por munícipes, preocupados com a situação do cemitério, que está “lotado”. Ele explicou que moradores também reclamam da falta de melhorias e de manutenção, sendo necessário prestar informações à sociedade, com a devida transparência.

BrunoLeite 17 04 2023Bruno Leite, autor do pedido de informaçõesLíder do governo, Andrea Garcia (PTB) disse que esteve no cemitério, que está “bonitinho, limpinho”, e inclusive receberá máquina, para auxiliar nos serviços locais. Ela afirmou que o município tem “quatro espaços para fazer o novo cemitério”, e “empresas interessadas”.

A parlamentar ainda disse que a construção “não é simples”, já que depende de aprovações. Reconheceu que o espaço está “apertado”, necessitando de um novo; mas criticou o pessimismo da oposição, destacando que cobra informações, pessoalmente, à prefeitura.

OUTROS COMENTÁRIOS

Outros vereadores comentaram o assunto. Paranhos (MDB) relatou que os próprios servidores do cemitério relatam a saturação do espaço. Beto Carvalho (UNIÃO) lembrou que os Requerimentos são ferramentas de trabalho dos vereadores, inclusive para tentar auxiliar. Vitor Gabriel (PSDB) parabenizou o autor, e frisou a importância da obtenção das respostas, inclusive tendo em vista que essa é uma preocupação a curto e a longo prazo.

Wal da Farmácia (UNIÃO) disse que votaria contra a propositura, e destacou que agora faz articulação com o Poder Executivo, e citou que tem “força política”. Camilla Hellen (Republicanos) parabenizou Wal, e disse estar satisfeita com as explicações da liderança do governo. Professor Adriel (PT) disse que fez Indicação sobre o assunto, e que inclusive obteve resposta da prefeitura, “que dialoga com a fala da nobre vereadora Andrea”.

Felipe Ferreira (Solidariedade) parabenizou Wal e Adriel, pelos discursos. Ele lembrou que Requerimento não é Projeto, “e, sim, pedido de informação”, e que a propositura é somente cabível no caso de não haver tais informações, que foram transmitidas por Andrea. Presidente da Câmara, Altran (MDB) disse que voto é livre, mas que todos os parlamentares devem satisfação ao povo - e que Requerimentos são “para passar informação para a população”.