Comissão Processante vai apurar Denúncia contra Nelson Almeida, recebida pelo Plenário

Photo Collage Maker 2023 05 23 12 01 33Após sorteio, ficou definido que os vereadores Andrea Garcia, Camilla Hellen e Professor Fio vão integrar a Comissão Processante para apurar a Denúncia 1/2023, contra Nelson Almeida: o parlamentar nega as acusações de que teria se mudado de Monte Mor, infringindo a leiCom oito votos favoráveis e seis contrários, o Plenário da Câmara acatou o recebimento da Denúncia 1/2023, contra o vereador Nelson Almeida (Solidariedade), durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22). O parlamentar reassumiu o cargo, na data, após licença médica.

Com isso, foi sorteada a Comissão Processante (CP) que irá apurar os fatos contidos na Denúncia, conforme o Decreto Lei Federal 201/1967. O colegiado será composto pelos vereadores Andrea Garcia (PTB), presidente, Camilla Hellen (Republicanos), relatora, e Professor Fio (PTB), membro.

A Denúncia é de autoria de Felipe Augusto Ferreira Neves, o ex-vereador Felipe Ferreira (Solidariedade), suplente de Nelson que ocupou cadeira na Câmara no período entre março e maio deste ano, durante o afastamento do titular. Ele pede a cassação do mandato do parlamentar.

No documento, que possui 20 páginas, Felipe acusa Nelson de ter se mudado de Monte Mor, para o estado do Paraná, infringindo, nesse sentido, o Decreto-Lei Federal 201/1967 e o Regimento Interno da Câmara - normas que proíbem que parlamentares fixem residência fora do município.

O ex-vereador afirma que Nelson teria vendido sua residência no São Clemente, “em meados do final do ano de 2021 e início do ano de 2022”, e adquirido um sítio em Porto Rico (PR), para onde, “aproximadamente, em 11 de julho de 2022, se mudou definitivamente com sua família”.

“A esposa do denunciado descreve sua vida no sítio e confirma sua nova residência que está passando por reformas, bem como fotos do denunciado trabalhando em seu sítio”, diz o denunciante, mencionando anexos que ainda citam a transferência escolar do filho do casal.

PERSEGUIÇÕES

NelsonAlmeida discurso 22.05.2023Nelson Almeida, durante a sessão plenária que acatou o recebimento da DenúnciaEm sua defesa, discursando no Plenário, Nelson rebateu as acusações. Disse que o denunciante falou “mentiras”. O parlamentar explicou que adquiriu o sítio Caminho das Flores, no Paraná, em 2019, e não em 2022, tendo declarado tal fato à Justiça Eleitoral, inclusive, na época da campanha.

Ele ainda destacou que apenas sua família foi morar no Paraná, com a sua sogra, tendo em vista as perseguições que vinha sofrendo, após atuar em CPs. O parlamentar disse que veículos estranhos rondaram sua residência e houve vestígios de que pularam o muro da sua casa, em Monte Mor.

Nesse sentido, explicou, sua família mudou-se para o Estado, por segurança, enquanto ele passou a residir com sua mãe, no condomínio Reserva da Mata (ele exibiu relatórios com datas de entrada e saída deste condomínio, onde reside, e negou, veementemente, que esteja morando noutra cidade).

O parlamentar disse que as fotos que o mostram trabalhando no sítio foram tiradas quando estava de férias da Guarda Municipal, onde atua, havendo folhas de ponto da atuação na corporação, inclusive. “Tenho minha postura de vereador honesto e vou continuar trabalhando”, afirmou.