Professor Adriel cita atuação em prol das cuidadoras e diz que não haverá retrocessos

ProfessorAdrielDiscurso 04.09.2023 MG 9254 CopyNa sessão da Câmara, Professor Adriel citou a Moção de Apelo que pedia, à prefeitura, a redução da carga horária: “nós tivemos muitas reuniões com o Poder Executivo”“Direitos nós conquistamos, [de] direitos, nós não abrimos mão. Direito se conquista, não se perde”. Com essa declaração, o vereador Professor Adriel (PT) destacou o seu compromisso com o funcionalismo público municipal e com os direitos das cuidadoras de criança, que tiveram a carga horária reduzida de 40 para 30 horas semanais, no final do ano passado.

Em discurso na sessão ordinária da última segunda-feira (4), o parlamentar exibiu slides que comprovam a sua atuação em prol desta medida - como as reuniões realizadas e, inclusive, a elaboração de Moção de Apelo que pedia, à prefeitura, essa redução da carga horária. “Nós tivemos muitas reuniões com o Poder Executivo, lutando pelas cuidadoras”, afirmou.

Adriel ressaltou que desconhece “a razão” pela qual o Executivo enviou à Câmara proposta de reforma contemplando a retomada da jornada de trabalho para 40 horas. Ele ainda disse que tal Projeto “não foi disponibilizado para os vereadores”, e que tomou conhecimento do assunto pelo celular, apenas (por conter erros, a propositura foi devolvida pela Presidência).

“É lógico que nós, uma vez que lutamos diretamente pela aprovação dessa política, jamais iríamos dar uma marcha a ré, em menos de um ano depois”, disse. “Quando a reforma administrativa tramitar para valer aqui nesta Casa, certamente nós vamos realizar todas as medidas necessárias para que não haja nenhuma política de retrocesso”, completou.

Adriel ainda frisou a necessidade da reforma administrativa. Segundo ele, o recebimento de R$ 700 mil, da Lei Aldir Blanc II, depende da criação da Secretaria de Cultura; e a implantação da “Tarifa Zero” no transporte, da criação da Secretaria de Mobilidade Urbana. Além disso, a atualização de cargos vai viabilizar a realização de concurso público adequado.