Alexandre representa SP na Conferência Nacional da Juventude: “momento histórico”

conferenciajuventude 01O vereador Alexandre Pinheiro e a delegação de São Paulo, na Conferência Nacional da Juventude, em BrasíliaO vereador Alexandre Pinheiro representou o município de Monte Mor e todo o Estado de São Paulo na 4ª Conferência Nacional da Juventude, realizada em Brasília. O evento debateu políticas públicas para a população jovem, com idade entre 15 e 29 anos. As atividades ocorreram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, entre os dias 14 e 17 de dezembro.

Alexandre participou da Conferência Regional da Juventude, em Campinas, e posteriormente integrou a Conferência Estadual, em Olímpia, oportunidade em que foi eleito delegado, para representar o Estado no evento nacional. “Um momento histórico, importantíssimo para se discutir políticas públicas voltadas para a juventude de São Paulo e do Brasil”, afirma o vereador.

A Conferência Nacional teve o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Em Olímpia, Alexandre esteve acompanhado dos jovens Juan, Carlos, Hingrid, Isabely e Nataly, das escolas Mário Covas e Etec. Em Brasília, esteve acompanhado do coordenador estadual, Juliano Borges, e demais participantes.

Ainda segundo o parlamentar, a Conferência Nacional debateu assuntos diversos relacionados à juventude, subdivididos em eixos temáticos. Conforme a programação do evento, os debates foram organizados em torno de temas como o direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil, à educação, à profissionalização, ao trabalho e à renda; dentre outros.

conferenciajuventude 02Além de participar da Conferência, Alexandre pautou diversos assuntos de interesse dos jovens, como a Indicação que levou à criação do Conselho Municipal da JuventudeBANDEIRAS DA JUVENTUDE

Os interesses do público jovem foram pautas de diversas bandeiras do vereador Alexandre. Em 2021, ele pleiteou, junto ao Governo do Estado, recursos para implantação da Casa da Juventude, em Monte Mor. Além disso, o parlamentar foi autor da Lei Municipal que dará o nome do jovem Matheus Soares ao espaço de apoio aos jovens, que deverá ser inaugurado em breve na cidade.

Infraestrutura que vai contemplar espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional, a Casa da Juventude ficará localizada no Jardim Paulista. Segundo o Estado, o Projeto contemplará ações de incentivo à qualificação e ao empreendedorismo, à busca de oportunidades de emprego, “estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil”.

Alexandre também foi autor da Indicação que propôs a criação do Conselho Municipal da Juventude, em Monte Mor. Viabilizado a partir da Lei Municipal 2814/2021, aprovada pela Câmara, o colegiado visa  “propor, deliberar, contribuir na normatização, acompanhar e fiscalizar políticas relativas aos direitos da juventude”, sendo integrado por 14 membros efetivos e suplentes.