A diretora acadêmica da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), Nely Monteiro, ministrou uma palestra no Plenário, na manhã desta terça-feira (14). A atividade, intitulada “Pra que serve a Câmara mesmo? A educação legislativa na ordem do dia”, foi organizada pela Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) e contou com a participação de vereadores, assessores parlamentares, servidores públicos e sociedade em geral.
Nely frisou a importância da educação legislativa para fortalecimento das atividades da Casa e citou a necessidade de se atuar para “diferenciar Câmara de Prefeitura”, a partir de ações educativas e de informação. “Para melhorar uma sociedade e torná-la mais justa é preciso fazer a democracia funcionar”, ressaltou a palestrante, que também defendeu a importância da formação de cidadãos democráticos, nesse contexto de ampliação da cidadania.
Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Pública e Direito Público, ela lembrou que a sociedade desconhece as atribuições das Câmaras. E, mediante esse cenário, destacou a relevância de se incentivar a participação popular e envolver a sociedade nas políticas públicas, para que se crie uma identificação com as mesmas, por exemplo. “Para se sentir parte as pessoas precisam, primeiro, conhecer, saber o que é a Câmara”, salientou Nely.
A atividade também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Sandra Bruzon. Ela comentou a parceria entre a Elemmor e a sua pasta, no projeto Estudantes Visitam a Câmara, que “está surtindo muitos resultados”. Segundo a secretária, os jovens estão sendo “acolhidos e preparados para a verdadeira cidadania”, e a Elemmor está “deixando história também, está registrando aqui a história do nosso município”.
Os vereadores Altran (MDB), presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (Republicanos), Bruno Leite (UNIÃO), Paranhos (MDB), Professor Adriel (PDT) e Vitor Gabriel (MDB) também estiveram presentes, prestigiando a atividade. Apresentado pela integrante da Elemmor, Daniela Maria Aguirre de Paula Brito, o evento também contou com discursos de Marcos Roberto de Oliveira (coordenador da Escola) e Márcio Ramos (diretor).
Criada em 2027 a partir da Resolução 4/2017, da Mesa Diretora, e regulamentada por Regimento Interno (Ato do Presidente 05/2019), a Escola do Legislativo de Monte Mor promove eventos, cursos e palestras diversos, além de coordenar os projetos Estudantes Visitam a Câmara e Parlamento Jovem. Daniela, Marcos Roberto e Márcio Ramos abordaram, inclusive, o histórico da Elemmor e as atividades desempenhadas pelo órgão.
GALERIA DE IMAGENS