"Pacientes estão morrendo por causa de câncer de intestino, de reto, de esôfago, por falta de exames”, disse Dila16/10/2018 - “Nossos pacientes estão morrendo por causa de câncer de intestino, de reto, de esôfago, por falta de exames”. O desabafo foi feito pela vereadora Dila (MDB), durante discurso no plenário da Câmara, na segunda-feira (15). Segundo a parlamentar, a demora na marcação dos exames de endoscopia e colonoscopia impede o diagnóstico destas doenças, causando mortes.
A vereadora comentou a indicação 438/2018, do seu gabinete, que sugere a “contratação/convênio com uma clínica para encaminhamento dos pacientes do município, para realização de exames de endoscopia e de colonoscopia”. Segundo Dila, que também é enfermeira da rede pública municipal, a solução para o problema é urgente.
Cerca de 1,6 mil pessoas estão na fila, aguardando o agendamento de endoscopias, afirmou a vereadora. Para colonoscopias, a fila chega a 800 moradores, disse. No discurso, Dila também afirmou que tais exames são caros (custam até R$500 reais); e lamentou que é comum pacientes morrerem enquanto esperam o agendamento, que, em alguns casos, demora até dois anos.
“A gente aprova tantos projetos, tantas verbas, tanto dinheiro que a gente manda para a prefeitura. Tirem um pouquinho desse dinheiro e paguem para que sejam feitos esses exames”, sugeriu a vereadora. “Hoje estou implorando para que olhem e resolvam essa situação”, finalizou Dila, pedindo atenção do prefeito Thiago Assis e da secretária de saúde Neiri Passos.
O Dia dos Professores, celebrado em todo o Brasil na última segunda-feira, também foi abordado. Dila parabenizou a todos os profissionais da área, especialmente a sua assessora parlamentar, Josélia Silva do Nascimento, que é professora de Português.