Na Semana Internacional da Pessoal com Deficiência, Jesus Lopes ressalta importância de políticas públicas de acessibilidade

JesusLopes 03.12.2018Segundo Jesus Lopes, é importante que sejam criadas alternativas para inclusão das pessoas com deficiência07/12/2018 - Na última segunda-feira (3), foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em discurso no plenário da Câmara, durante a sessão, o vereador Jesus Lopes (PR) comentou a data, destacando a importância de políticas pública de acessibilidade.

Para o parlamentar, é importante que sejam criadas alternativas de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Já que os casos de discriminação e de falhas na acessibilidade - por problemas em obras de infraestrutura, por exemplo - ainda são frequentes.

“Nós temos poucos ônibus adaptados, nós não temos pontos de ônibus que comportem um cadeirante”, exemplificou o vereador, sobre Monte Mor. “Nós temos, hoje, dois banheiros na prefeitura que, infelizmente, não tem acesso para cadeirantes”, complementou.

Segundo Jesus, no início do seu mandato foi encaminhada uma indicação ao Executivo, pedindo melhorias na acessibilidade na prefeitura. Após cobranças do Ministério Público, afirmou, foi construída uma rampa de acesso no prédio. Entretanto, os banheiros seguem com inadequações.

“Nós que somos legisladores, que formulamos as leis, temos que criar um projeto de lei para que haja uma cobrança mais efetiva, visando inserir os deficientes no nosso contexto do dia a dia. Pois a gente fala muito de racismo, e esquecemos do preconceito”, disse.

Jesus também afirmou que, na própria Câmara, há problemas de acessibilidade. Em aparte, o vereador Zé Fernandes (PSDB) disse que, no prédio da Policlínica Municipal, na recepção, também existem dois banheiros que não são adaptados para pessoas com deficiência.

SP 101

Jesus parabenizou os vereadores, o prefeito Thiago Assis (MDB) e o secretário Vilson Amaral Obras) pela conquista da recente iluminação dos trevos da SP 101. E manifestou expectativa de que, em 2019, outras melhorias sejam implementadas. “Nós temos que ter mobilidade”, disse, defendendo a realização de audiência pública para abordar os problemas da rodovia.

USF’s

O vereador também comemorou as inaugurações das Unidades de Saúde da Família (USF) “Dr. Higor César Ramos Camargo/Celestino Leite Guedes”, no Nossa Senhora de Fátima, e “Maria José Paviotti”, no São Clemente. E destacou que uma nova unidade está sendo construída entre o Jardim Alvorada e  Jardim Colina. “Estamos caminhando para uma melhora [na área da saúde]”.

OUTROS ASSUNTOS

Jesus convidou os moradores para participarem da ação do projeto Asa - Assistência Social Adventista - que ocorrerá no sábado (8), a partir das 8 horas, no supermercado Extra. Segundo ele, a iniciativa existe há 20 anos, e visa à doação de cestas básicas para pessoas carentes.

O parlamentar também anunciou que as datas das inscrições para o vestibular da Univesp devem ser anunciadas após a posse do novo governador do Estado. Devem ser contemplados os cursos de Engenharia da Computação, de Produção, Matemática e Pedagogia.

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara também foi abordada. Jesus disse que os vereadores devem “analisar candidatos, ver propostas que são mais coerentes e que possam dar um bom andamento à Casa [...] gente tem que escolher com consciência”, concluiu.

Foto Lado a Lado