No discurso, Zé Fernandes também abordou a repercussão do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho08/02/2019 - Na última segunda-feira (4), em discurso no plenário, o vereador Zé Fernandes (PSDB) cobrou do Poder Executivo a retomada de algumas obras atualmente paralisadas. O parlamentar citou a creche do Quinhões e o prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Sobre a UPA, Zé Fernandes lembrou que a unidade irá atender diversos moradores da região do Jardim Paulista. E cobrou uma resposta do secretariado da prefeitura, sobre o atraso. “Votamos um valor de R$800 mil para terminar [a obra]. Foi licitado, e ainda não começou”, afirmou.
No Parque do Café, o vereador também disse que fez cobranças à Sabesp, visando a conclusão das obras de instalação de tubulações de águas pluviais. E ressaltou que o serviço está sendo feito. “Estaremos sempre de olho, para a obra não parar”, concluiu.
APARTES
Em comentário ao discurso, Vanderlei Soares (MDB) sugeriu que a Câmara agende uma reunião com o prefeito e secretários, para ter acesso ao cronograma de obras. Waltinho Assis (PDT), presidente do Legislativo, disse que o vereador Jesus Lopes já está agendando tal encontro. Jesus ressaltou que a data será marcada em breve, com o fim do recesso parlamentar. Já Eduardo Bispo (PSDB) sugeriu que esse cronograma - com o andamento das obras e previsões de término - seja fornecido por escrito pelo Poder Executivo, na reunião.
BRUMADINHO
A repercussão nacional e internacional do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, também foi abordada por Zé Fernandes. O parlamentar lamentou o ocorrido, e manifestou solidariedade aos familiares das vítimas. “É um caso muito sério”, afirmou. “Disseram, nas redes sociais, que o [presidente da República, Jair] Bolsonaro é culpado. Eu não acho o Bolsonaro culpado [...] Eu acredito que ele fará um bom mandato, e uma fiscalização”, afirmou.