Vanderlei Soares critica o aumento da passagem municipal e esclarece que a decisão foi do prefeito, sem passar pela Câmara

VanderleiSoares 18.02.2019Vanderlei sugeriu que os vereadores encaminhem requerimentos ao prefeito, “pedindo explicações”21/02/2019 - Na última segunda-feira (18), em discurso na Câmara, o vereador Vanderlei Soares (MDB) criticou o recente aumento das passagens dos ônibus municipais. Segundo ele, os valores subiram de R$4,20 para R$4,50, o que representa cerca de 8% de reajuste.

Vanderlei sugeriu que os vereadores encaminhem requerimentos ao prefeito Thiago Assis (MDB), “pedindo explicações sobre o aumento”. “O aumento da passagem não passa pela Câmara. É o prefeito quem decide”, disse o parlamentar, no discurso.

Para o parlamentar, o reajuste “só traz prejuízos à nossa população”, já que, por exemplo, empregadores avaliam o preço das passagens na hora da contratação, visando minimizar gastos com vale-transporte. Grande parte dos montemorense trabalha em municípios vizinhos.  

No discurso, Vanderlei também afirmou que, recentemente, houve a redução no preço dos combustíveis. Além disso, explicou, ônibus municipais passaram a circular sem cobradores, gerando mais desemprego. “Reduziram o custo. Por que aumentar a passagem?”, questiona.

REUNIÃO

De acordo com Vanderlei, em julho de 2018 foi realizada uma reunião entre representantes do Executivo, do Legislativo e da empresa de ônibus municipal, visando reivindicar melhorias. “Nós cobramos muitas coisas dessas empresas: mais veículos adaptados, em [boas] condições, veículos reservas”, disse o vereador, ressaltando que tais “promessas” nunca foram atendidas.

“A prefeitura tem que ser enérgica nessa questão dos ônibus municipais”, destacou o parlamentar. “Veículos sucateados, sem acessibilidade, e pontos de ônibus sem cobertura” são alguns dos problemas constatados, explicou. Além disso, houve a redução da frota, que passou 23 para 14 veículos, desde a época da greve dos caminhoneiros de 2018.

“Eu sou contra o aumento da passagem, no âmbito municipal e metropolitano”, disse Vanderlei, comentando que, recentemente, ação popular junto ao Ministério Público revogou o aumento de passagem municipal, na capital paulista. O vereador sugeriu uma mobilização social, nesse sentido. “O aumento da passagem só prejudica o nosso povo”, finalizou.

Foto Lado a Lado