O vereador Eduardo Bispo, durante discurso: massacre de Suzano deve servir de lição para autoridades públicas21/03/2019 - A tragédia ocorrida na semana passada na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, exige que o Poder Público priorize ações de segurança para os ambientes escolares. É o que considera o vereador Eduardo Bispo (PSDB). Em discurso no plenário da Câmara, na última segunda-feira (18), o parlamentar comentou o massacre, no qual morreram 10 pessoas.
Bispo deixou seu sentimento aos familiares de alunos e funcionários da escola, “que deixaram de estar entre nós, da maneira mais cruel e covarde”. E afirmou que o episódio “deve servir como uma aprendizagem, uma lição aos gestores, tanto estaduais quanto municipais, sobre a [importância de se] melhorar segurança das escolas”.
Para o parlamentar, dentre as medidas que poderiam impedir ou evitar a ocorrência de tragédias como as de Suzano estão: a instalação de câmeras de monitoramento, a uniformização de alunos e funcionários, e até mesmo a contratação de empresas terceirizada para realizar a segurança patrimonial.
Ocorrido na última quarta-feira (13), na cidade localizada na Região Metropolitana de São Paulo, o massacre deixou 8 mortos (cinco alunos da escola; dois funcionários; e o tio de um dos assassinos), e 11 pessoas feridas (algumas ainda internadas em hospitais). Além disso, os dois assassinos, ex-alunos da escola, também morreram.
ETEC
No pronunciamento, Bispo também comentou a sua participação, no último sábado (16), na cerimônia em comemoração ao aniversário de dez anos da Etec (Escola Técnica Estadual de Monte Mor). O vereador parabenizou professores, alunos e funcionários da instituição de ensino. “Acredito na força da educação, da comunidade escolar e dos estudantes [...]Através da educação e iniciação científica, alcançaremos um amanhã melhor do que hoje”.
Segundo Bispo, a Etec Monte Mor já formou 1500 alunos em cursos técnicos; participou de mais de 50 feiras de ciência e tecnologia no Brasil; e foi premiada, em 2013, com o Prêmio Jovem Cientista, entregue pela Presidência da República. Também participaram da cerimônia de aniversário da escola os vereadores Pastor Elias (MDB), Vanderlei Soares (MDB), Ceará Mascate (PPS), Waltinho Assis (PDT).
ALESP
O vereador também parabenizou o deputado estadual Cauê Macris (PSDB) pela reeleição à Presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo, conquistada na sexta-feira passada (15). Elogiou a atuação do parlamentar, que “trata as pessoas de forma igualitária, sem distinção, independente de partido político”; e afirmou que, com a reeleição, “Monte Mor só tem a ganhar”. Segundo Bispo, uma audiência será agendada, com o deputado, visando reivindicar, inclusive, agilidade no processo que visa à construção do prédio próprio da Etec.